Área do aluno Webmail Formulário de Login

(19) 3303.1250

Visita do Colégio Koelle

Na última sexta-feira, 19 de agosto, o Colégio Rio Branco recebeu a visita dos representantes do Colégio Koelle de Rio Claro, considerado colégio irmão do Rio Branco, pois também foi fundado por alemães.

Em um encontro descontraído, a diretora do Rio Branco, Luciana Levanteze Burgos, levou a equipe pedagógica do Koelle  para conhecerem as instalações do Colégio.  Segundo Gunar Koelle, neto do fundador e atual diretor do Colégio Koelle, a visita é uma retribuição ao Rio Branco que também já esteve em Rio Claro. “Sempre quis conhecer o Rio Branco, já que temos uma afinidade pelo parentesco. Contamos o que temos lá e eles falam um pouco do que têm aqui, visando o crescimento dos dois lados”, explica Gunar. “É muito importante essa troca de experiências. Com a proximidade conseguimos discutir mais sobre os problemas, como são resolvidos, no que podemos investir, enfim, é uma troca valiosa para os dois”, avalia Mônica Ferreira, coordenadora do Fundamental I no Koelle. Segundo o diretor Gunar, eles estão passando por uma fase de transformação e ver outras realidades contribui para decisão do melhor. “Uma das grandes mudanças que estou percebendo é que as escolas de ponta já não utilizam mais os sistemas de ensino e estão adotando a mudança para os livros didáticos”, conta ele. O Colégio Rio Branco agradece a presença ilustre de todos! “Esse encontro também é muito importante para a contínua busca de qualidade de ensino no Rio Branco”, completa a diretora Luciana Levanteze Burgos.

A história do Colégio Koelle está entrelaçada com a de nosso Colégio Rio Branco:

No ano de 1892 o jovem pastor luterano Johann Jacob Zink, professor substituto na Escola Alemã de Campinas, abre sua própria escola, denominada Neue Deutsche Schule (Nova Escola Alemã). Em 1900, seu segundo filho, Carlos Critovão Zink, assume a direção da escola (Colégio Rio Branco) e permanece até o ano de 1962. Júlia Zink, filha de Johann Jacob Zink, casa-se com Theodor Koelle.

Theodor Koelle, um jovem professor de 19 anos de idade, natural de Tieringen/ Wuertemberg (sul da Alemanha), veio com a intenção de aqui permanecer só por cinco anos. Entretanto, seu casamento com Julia Zink, já nascida no Brasil, desejava permanecer aqui, e o seu interesse em desenvolver o trabalho educacional fez o professor decidir permanecer no Brasil. Em 03 de dezembro de 1883, fundam o Colégio Koelle para atender os filhos de imigrantes alemães e suíços, que haviam se radicado na região de Rio Claro. Durante muitos anos (de 1910 a 1989), a Koelle abrigou meninos e meninas procedentes de outras localidades, que passavam a residir na escola. Eles buscavam uma educação de alto nível, inexistente nas suas cidades, e a experiência de amadurecimento de morar longe dos pais, muito valorizada naquela época. Em 1958, por exemplo, em um total de 650 alunos, 320 residiam na escola. O Colégio Koelle, antes de receber esse nome, em 1985, teve várias outras denominações: primeiro Deutsche Schule, depois Escola Alemã e Escola Evangélica. No ano de 1939 passou a denominar-se Instituto Koelle e, depois, Ginásio Koelle em 1945.

Visita do Colégio Koelle

Na foto, da esquerda para direita:
Cláudia - Coordenadora da Educação Infantil (RB)
Marta - Coordenadora dos 2º.s anos Ensino Fundamental I (K)
Melão - Coordenador do Ensino Médio (K)
Yasmin - Coordenadora do Ensino Fundamental I (RB)
Monica - Coordenadora do Ensino Fundamental (K)
Alexandra - Coordenadora da Educação Infantil (K)
Wânia - Orientadora Educacional do Ensino Médio (RB)
Ana Carolina - professora de alemão (RB)
Suzi: - Coordenadora de Línguas estrangeiras (RB)
Luciana - Diretora Pedagógica (RB)
Janice - professora de alemão (RB)
Gunar - Diretor (K)
Edgard - Coordenador do Ensino Fundamental II (RB)
Junior - Coordenador do Ensino Fundamental II (K)

Visita do Colégio Koelle

  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle
  • Visita do Colégio Koelle

Compartilhe

Páginas Relacionadas