RB Informa

Ong Save The Frogs! traz exposição sobre anfíbios

No dia 27 de abril, o Colégio Rio Branco Campinas foi palco de um evento especial da Ong Save The Frogs!, em parceria com o Laboratório de História Natural de Anfíbios Brasileiros (LaHNAB) da Unicamp. O Rio Branco é a primeira escola particular do país a receber esse evento, cujas atividades foram direcionadas aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I e monitoradas por alunos do LaHNAB.

A ação tem como propósito chamar a atenção para a importância dos anfíbios, e a necessidade de conscientização para a conservação deste grupo de animais, atualmente considerados como os mais ameaçados do planeta. Foram exibidos terrários de sapos, rãs e pererecas, exemplares mantidos no museu da Unicamp para análise da pele e morfologia, além de pequenas palestras com informações sobre habitat e canto de cada espécie, tudo por meio de recursos visuais como imagens e vídeos.

Dr. Kerry Kriger, fundador e diretor executivo da Save The Frogs!, contou que a Ong foi fundada em 2008 após constatação de que não existiam organizações dedicadas exclusivamente para a causa dos anfíbios. “Durante minha pesquisa de doutorado, percebi que ações voltadas para a preservação desses animais só aconteciam dentro dos muros das universidades. Por isso decidi fundar a Ong, para certificar que as informações fossem disseminadas para além da comunidade científica”, afirmou Kriger. Quase dez anos depois, o ecologista é reconhecido mundialmente pela luta em defesa dos anfíbios e coordena campanhas para a inclusão da proteção desses animais na legislação de diferentes comunidades, cidades, estados e países, tendo realizado mais de 1.800 eventos educacionais em 62 países.

De acordo com Kriger, o Brasil possui a maior biodiversidade de anfíbios, com mais de mil animais já catalogados, e provavelmente muitos ainda a serem descobertos e identificados. “Sempre tive vontade de vir ao Brasil para falar sobre esse assunto, vide a importância do país para as espécies desse grupo. Há muitas ameaças aos anfíbios devido a destruição das florestas tropicais, doenças como a quitridiomicose, pesticidas, crescimento populacional, para citar somente alguns fatores, e precisamos divulgar essas informações às pessoas”, assegura o ecologista.

Carolina Lambertini, bióloga e aluna de doutorado do departamento de Biologia da Unicamp, participou das atividades de monitoramento e orientação das turmas de 3º ano, esclarecendo as dúvidas dos alunos do colégio e contando curiosidades sobre os animais. “Nossa intenção é plantar a sementinha nas crianças de como podemos reverter esse quadro e proteger os anfíbios. Eles são muito importantes, pois ajudam com o controle biológico de mosquitos que transmitem doenças, são indicadores de poluição ambiental, os venenos de algumas espécies são usado na pesquisa e fabricação de medicamentos, entre outros benefícios”, relatou Carolina.

“Quando temos crianças que recebem esse tipo de informação e educação desde cedo, elas crescem cientes da importância de preservar o meio ambiente, e esperamos que, futuramente, elas sigam fazendo coisas benéficas para ajudar a salvar o planeta, disseminando a mensagem que passamos aqui. Quem sabe, até escolham carreiras relacionadas à proteção do meio ambiente”, disse Kriger, esperançoso.

Milena Lacerda Ostanelli, aluna do 3º ano D, adorou a experiência e contou um pouco do que aprendeu na ocasião. “Eles mostraram porque os sapos estão em extinção, a patinha da perereca que é diferente dos outros anfíbios”. “Gostei do vídeo que eles passaram lá, de aprender sobre os cantos dos sapos. Até dei um beijinho no sapo de mentira para tirar a foto”, disse Stella Maris Alboccino Catalano, do 3º ano F.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo