RB Informa

A construção do vínculo no período de adaptação

No dia a dia caminhamos para a construção do vínculo. Primeiras semanas de aula, muitas novidades pairam no ar, dias muitas vezes acompanhados de choros intensos, fortes despedidas, aquele último beijinho antes do tchau… O nome já diz tudo: “SEMANA DE ADAPTAÇÃO”.

É tempo para adaptar-se… adaptar-se ao novo, às mudanças, ao desconhecido… Todos se adaptam, crianças e familiares. Um período de extrema importância em que o acolhimento se faz necessário para a construção do vínculo afetivo, dos novos laços, um período que não existe uma data fixa para terminar, pois ele pode variar muito de uma criança para outra.

O mais importante nesse momento é o respeito ao tempo de cada criança e de cada família.

Posso dizer que vivo intensamente este processo de Adaptação aqui no Colégio Rio Branco Campinas já faz 14 anos e posso garantir que é sempre um momento de muitas emoções para todos os que participam dele. Observar cada criança, escutar cada família, nos permite caminharmos juntos na construção do vínculo.

Para todos os envolvidos, sugiro que tenham paciência, amor e dedicação… Tudo tem o seu tempo.

Aproveitamos para compartilhar um pouquinho dessas primeiras semanas de aula. Um bom ano a todos!

 

Millena Bonomi – Orientadora Educacional – Ed Infantil e 1º ano.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo