Projeto “Contrução de uma mini CNC plotter” instiga os alunos no mundo da física.

Quer projeto mais legal do que aprender na prática as teorias da matéria de física? É isso mesmo, esse é o intuito do projeto “Construção de uma mini CNC plotter” criado para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

O projeto teve início com a idéia dos amigos Lau Perallis – técnico em eletrônica e funcionário do Laboratório de Óptica da Unicamp -, César Santos – soldador e técnico em mecânica, funcionário do Laboratório de Vácuo da Unicamp -, e nosso professor de física, do Laboratório de Física, Bruno Agrofoglio em desenvolver uma plotter CNC e futuramente uma router CNC.

Visando incentivar a busca por conhecimento além dos livros didáticos, o Rio Branco implantou o projeto e compartilhou com os alunos os principais conceitos básicos de mecânica, através do manuseio de ferramentas, montagem e desmontagem de componentes eletrônicos. Além disso, os preceitos iniciais de eletrônica e a introdução à concepção da linguagem de programação de alto nível como C/CC++ também foram conteúdos bastante abordados com nossos alunos.

Buscando ainda trabalhar com a proposta de sustentabilidade, foi realizado  o reaproveitamento de peças e materiais de sucata para a composição das plotters, e como programação, foi utilizada a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre Arduino.

O projeto, que teve o apoio do coordenador pedagógico Nelson Mortean e da orientadora educacional Juliana Caetano,  teve a duração de 8 encontros semanais de 1h30 cada e contou com a supervisão dos professores, mas sempre garantindo autonomia para que os alunos, em grupo, montassem suas próprias plotters. A iniciativa continuará no próximo ano, visando contribuir ainda mais para o aprendizado de nossos alunos no extraclasse.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa