Professoras do RB integram o Time de Autores da Nova Escola

A sementinha da capacitação continua germinando no Rio Branco. A busca pelo aprimoramento incentivou as pedagogas Renata Ariane Capovilla e Viviane Bonardo Gardin a se inscreverem no processo seletivo para o Time de Autores da Nova Escola. O grupo de autores selecionados é responsável pela elaboração de planos de aula de acordo com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental.

Dentre mais de 5 mil professores de todo o Brasil, elas foram selecionadas!

Renata foi aprovada no segundo semestre de 2017 e participou do time de professores de Matemática. Agora, os conteúdos elaborados por ela, e por outros 184 professores, integram a plataforma online da Nova Escola e estão disponíveis para todas as escolas da rede pública e privada de ensino do Brasil. Em algumas cidades, como Maracanaú (CE),  Andaraí (BA), Mogi Mirim (SP), São José dos Campos (SP) e Balneário Camburiú (SC), os planos já foram aplicados pelos professores.

“Quando vi sobre o processo de seleção da Nova Escola, me senti desafiada e motivada a buscar conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Fui aprovada e estudei muito para desenvolver os planos. Essa experiência fez com que eu mudasse minha visão do que o aluno precisa desenvolver e das estratégias que eu poderia utilizar em sala de aula para ajudá-lo nesse processo”, destaca Renata.

Além de elaborar os planos, a professora também foi convidada para participar da revisão dos planos de Matemática e integrar o Comitê de Qualidade de Ciências. “Participar desses projetos tem me ajudado a crescer muito. Eu nunca estudei tanto. Ter o oportunidade de contribuir com a construção de algo dessa grandiosidade, que vai balizar o país inteiro, é maravilhoso. Ainda mais por estar convivendo e aprendendo com a Katia Stocco Smole, que é uma referência em Matemática e autora do livro adotado pelo Rio Branco, o Conjunto Faça Matemática – Saber”, finaliza.

Essa energia positiva, os depoimentos sobre o projeto e os incentivos da colega também impulsionaram a professora Viviane Gardin a participar, neste ano, do processo para o Time de Autores de Ciência.

“A Renata compartilhou muitas conquistas positivas e demonstrou um grande crescimento após fazer parte desse projeto. Isso me motivou ainda ainda mais. Eu também quero aprimorar meu conhecimento, estudar algo novo e qualificar minhas práticas.  Fiquei muito feliz e honrada por ser selecionada e ter a oportunidade de realizar tudo isso”, afirma Viviane.

A professora Viviane e mais 49 professores de todo o Brasil têm sido assessorados por Lilian Bacich, autora da coleção Presente – Ciências Naturais (Editora Moderna) a fim de elaborar conteúdos alinhados à realidade das salas de aula, de acordo com as diretrizes da BNCC. “Estamos produzindo os planos remotamente, através das ferramentas Google. Isso para mim foi uma vantagem, pois participei das oficinas realizadas aqui na escola e tenho o domínio delas”, explica Viviane.

A conquista das professoras contagia a equipe e estimula novas inscrições para os processos de outras disciplinas. “Nossa equipe é dedicada e está sempre buscando capacitar-se, inovar. Toda vez que apresentamos uma prática nova ou colocamos algum tema para pensarmos diferente, temos um retorno positivo”, comentam Renata e Viviane.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

1ª fase da OBI 2018

Dia 11 de maio, sexta-feira, aconteceu a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Computação (OBI), modalidade Iniciação. A pro...

Leia Mais