RB Informa

Projeto Desperdício reeduca alimentação no RB+

Apresentar novos alimentos às crianças e reduzir o desperdício de comida durante o almoço são os objetivos do Projeto Desperdício, que já apresentou resultados satisfatórios em 2016, voltou com força total este ano no RB+ e superou todas as expectativas das professoras. “A ideia inicial do projeto era melhorar a alimentação dos alunos e diminuir o desperdício da comida. Trabalhamos como deve ser uma alimentação saudável e o porquê ela é tão importante para nossa saúde”, explica a professora Viviane Gardin, do RB+ 2M.

A mecânica foi relativamente simples: durante um mês, as docentes orientaram os estudantes a selecionar melhor a quantidade e a variedade de alimentos que colocavam em seus pratos de comida no horário do almoço, e ao fim desse período, pesavam as sobras para registro. “No começo, eles colocavam muito arroz e feijão e pouca salada; ao longo do projeto, as porções de grãos foram se reduzindo, dando espaço a mais proteínas, verduras e legumes, deixando os pratos mais coloridos”, conta Caroline Silva, professora da turma RB + 2T.

Ao final de cada semana, as turmas faziam o cálculo do desperdício semanal e elaboravam gráficos para ilustrar a pesquisa. “Quando a quantidade de comida jogada fora aumentava, eles se assustavam e refletiam, ocasionando uma mudança de padrão na refeição do dia seguinte. Eles mesmos se policiavam dia após dia”, diz Caroline.

Viviane participou da experiência no ano passado e afirmou que, novamente, o projeto foi um sucesso. “As crianças adoraram realizar o projeto e até hoje perguntam se sobrou muita comida no final do almoço. Vemos o reflexo do trabalho no nosso dia a dia quando avistamos todas as crianças montando seus pratos de forma saudável e equilibrada”, relata. O feedback dos pais também foi super positivo. “Alguns relatam via agenda que seus filhos chegam em casa animados contando que experimentaram alguns alimentos diferentes. Os pais ficam muito felizes com essas atitudes”, completa Viviane.

Vinícius Theodoro de Carvalho é aluno da turma RB+ 2T e diz que o projeto foi muito bom, com resultados positivos em grande parte das pesagens. “No começo eu jogava um pouco de comida fora, e hoje eu como tudo!”. Seu colega Guilherme Menezes Bomfim também compartilha da mesma empolgação. “Quando você vê o quanto desperdiçou de comida, o prato vai ficando melhor nos próximos dias. Hoje, coloco a quantidade de comida que preciso, com arroz, feijão, salada e carne”, relata o estudante.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo