RB Informa

A tecnologia como aliada do professor e do aluno

Há muito tempo, no Colégio Rio Branco, a tecnologia deixou de ser um obstáculo, um recurso que atrapalha e distrai o aluno, para se transformar numa importante aliada dos professores e alunos no desafio de ensinar e aprender de forma interativa e cooperativa.

Nesse sentido, o Colégio estabeleceu uma parceria com a Nuvem Mestra, a única empresa partner premium do Google for Education, para implantar o uso dessas ferramentas em sala de aula.

Desde o início do projeto, os professores já participaram de inúmeras oficinas de capacitação em ferramentas focadas em Projetos, Google Expedition / Cardboards,  Certificação Educador e Google Formulários, entre outros.

As oficinas, além do conhecimento prático para utilizar as ferramentas Google em sala de aula, também estimularam a busca por mais estratégias para melhorar a interação com os alunos em sala de aula. Como ressalta o Diretor Pedagógico, Prof. José Admir Moreli, “a tecnologia é um meio importante, mas o objetivo final é a aprendizagem. O importante é o impacto que a tecnologia traz para o processo de construção do conhecimento do aluno”.

O esforço de toda a equipe trouxe um importante reconhecimento para o Colégio Rio Branco: é a primeira escola de Campinas e a 12ª do Brasil a receber da Google o selo Escolas de Referência Google for Education. A certificação identifica as instituições de ensino que possuem um corpo docente comprovadamente capacitado e que utilizam as ferramentas Google em sala de aula.

Além da formação dos professores, o Colégio investiu  em infraestrutura tecnológica e digital para transformar as salas de aula em espaços não só presenciais, mas também virtuais, onde professores e alunos, presencial ou virtualmente, desenvolvem os projetos inovadores, em uma linguagem familiar às novas gerações de alunos.  

“Essa conquista só foi possível porque todos se comprometeram e aceitaram o desafio de incorporar a tecnologia ao projeto pedagógico do Colégio.  A diretoria do colégio investiu amplamente na infraestrutura, tecnologia e na capacitação dos professores. E os professores investiram seu tempo e dedicação para transformar a sua prática docente.  Essa, sem dúvida, foi uma conquista de todos”, destaca o Prof. José Admir Moreli, diretor pedagógico do Colégio Rio Branco.

A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, no Auditório do Colégio. No evento, estarão presentes professores, funcionários, representantes da mantenedora do Colégio e a equipe da Nuvem Mestra e do Google,  para a entrega do troféu e certificado.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo