Tecnologia e Multimídia

Robot Maker – Robótica com Lego

Baseado em conceitos de STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), o programa Robot Maker tem como objetivo pedagógico contribuir de modo significativo na iniciação ao pensamento computacional, ao raciocínio lógico e à robótica.

Durante esse processo de aprendizado ativo, são fornecidos subsídios tecnológicos e psicopedagógicos para preparar o aluno para resolver problemas, de forma independente ou em equipe. Propõe-se ainda que ele, além de usuário, seja também inovador e construtor de tecnologia, independentemente de suas aptidões e escolha profissional futura. Através dos conjuntos LEGO® Education, apresentamos desafios que estimulam a criatividade dos alunos, os programas são divididos de acordo com a faixa etária:

  • Robot Maker – Nível 1: 1º ao 4º ano
  • Robot Maker – Nível 2: 5º ao 9º ano

Todas as aulas possuem construção e programação de robôs com LEGO® Education.

Enquanto exploram temas do mundo real, os alunos são desafiados constantemente a exercerem diferentes funções e as equipes utilizam conceitos de tecnologia para solucionar problemas construindo modelos robóticos com LEGO®. O objetivo é que o aluno seja um construtor de tecnologia independente da área profissional que ele escolha seguir, e que tenha habilidades e disciplina para o trabalho em grupo.

Como funciona o Projeto Extracurricular de Robótica no Colégio Rio Branco Campinas:

  • Uma aula por semana com duração de 2 horas;
  • Em todas as aulas os alunos constroem e programam robôs;
  • Os alunos trabalham em equipes de três alunos, cada um exercendo uma função diferente na montagem: Programador – Construtor – Organizador, com rodízio de funções a cada aula;
  • As aulas são ministradas por profissionais certificados pela LEGO® Education;
  • Turmas reduzidas (máximo 15 alunos por turma).

Dúvidas:

fone: (15) 3009-5050

email: sac.extracurricular@viamaker.com

HAPPY CODE – Escola de tecnologia e Inovação para crianças e adolescentes.

Quem Somos?

A Happy Code, presente em países como Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, é referência global no ensino de STEAM, que é uma sigla que designa cinco áreas de conhecimento – Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math) – derivado do conceito STEM, que surgiu no final da década de 90 nos Estados Unidos.

A Happy Code possui uma metodologia própria, chamada LET (Lean Education Technology) que promove o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o século 21, através de uma dinâmica inovadora e por meio de softwares atualizados com o que o mercado busca. Desta forma, os alunos desenvolvem habilidades como a resolução de problemas, raciocínio lógico, trabalho em equipe, e tudo isso reflete em uma melhora no desempenho escolar em disciplinas essenciais, como Ciências, Inglês e Matemática.

A metodologia LET é baseada no conceito de STEAM e possui 3 pilares: Descoberta, Missão e Construção.

Na fase da Descoberta, o aluno recebe uma introdução sobre qual ferramenta ele irá trabalhar, isto é, aprenderá a parte técnica do projeto.

Na fase da Missão, o aluno será apresentado ao problema que deverá ser solucionado. As missões são todas baseadas nos assuntos tratados pela ONU, como: Sustentabilidade, Bullying, Alimentação Saudável, entre outros.

Na fase da Construção,baseado na missão dada,o aluno deverá apresentar seus conhecimentos sobre o tema, e criar um projeto (que pode ser um jogo ou um aplicativo) que busque solucionar o problema em questão.

Isto é, com a metodologia LET, o aluno passa por todos os processos de criação de um projeto, desde a parte teórica, conhecimento técnico, design, programação e execução.

Quais são as ferramentas?

SCRATCH 3.0 (GAMES 2D)

Através de uma interface intuitiva e uma linguagem do tipo Blockly, os alunos serão capazes de desenvolver o cenário e a programação dos seus próprios jogos, utilizando a interpretação de problemas e o raciocínio lógico para buscar soluções para os desafios lançados.

RPG MAKER (GAMES 2D)

Esta é uma plataforma de desenvolvimento 2D para os alunos que já possuem algum conhecimento prévio na área, ou que já estejam em uma faixa etária que seja possível trabalhar com projetos mais complexos e desafios maiores. Com ela, é possível criar jogos de estilo clássico como Bomberman, Pokemon e outros.

MINECRAFT (GAMES 3D)

Neste curso, os alunos estarão em um mundo aberto 3D, onde poderão criar MODs utilizando conceitos de programação como condicionais, loops e funções para customizar os cenários e o jogo como um todo.

APP INVENTOR (APLICATIVOS)

Através de uma interface estruturada e separada por categorias, os alunos aprenderão a criar aplicações voltadas para jogos, e irão conhecer o processo de criação para dispositivos móveis, desde o desenvolvimento das telas, até a programação e execução do projeto.

INTERNET DAS COISAS – (MAKER)

Baseado no conceito de Internet das Coisas e do Movimento Maker (Do It Yourself), os alunos aprenderão como as tecnologias estão interligadas, e criarão diversos projetos divertidos utilizando recursos de papelaria, e os mais diversos sensores (obstáculo, motores, sensor de luz, botões, etc) para dar vida a robôs, guitarras elétricas, casas inteligentes e muito mais.

Como funciona?

Duração do Curso: Anual

Frequência: 1 vez por semana

Duração da Aula: 90 minutos

Turmas reduzidas (máximo 12 alunos por turma)

Aulas experimentais e dúvidas

(19) 3365-3706 / WhatsApp (19) 98107-9360

atendimento.campinas@happycodeschool.com

Grade Horária

Confira a grade horária das atividades extracurriculares de Tecnologia

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa