Tecnologia e Multimídia
As atividades extracurriculares de tecnologia são desenvolvidas por empresas especializadas, de forma terceirizada. As aulas são realizadas dentro do Colégio, na sala RB Maker.
- Happy: responsável pelas atividades de programação e desenvolvimento de games
- ViaMaker: responsável pelas atividades de robótica, Robt Maker, LEGO®
Games Iniciantes (Exploradores Digitais)
Primeiros passos no universo da tecnologia. Iniciação digital com linguagem de programação visual projetada para os pequenos, ainda não alfabetizados, estimulando-os a criarem e a se expressarem através da programação de animações, jogos interativos e atividades manuais.
Games Intermediário (Cientistas Digitais)
Alfabetização digital em tecnologia. Introdução à Ciência da Computação (algoritmo, linguagem de programação e sequenciamento) e de pensamento computacional, de forma lúdica e divertida.
Games Avançado (Fluência Técnica)
Fluência digital por meio da programação de games. Desenvolvimento e planejamento de jogos educativos. Lógica de programação, elaboração de portfólio do aluno e mini-Hackathon ao final do ano.
Por meio dos conjuntos LEGO® Education EV3 e WeDo 2.0, apresentamos desafios que estimulam a criatividade dos alunos, de acordo com a seguinte faixa etária:
- Robot Maker – Nível 1: 1º ao 4º ano
- Robot Maker – Nível 2: 5º ao 9º ano
O objetivo é que o aluno seja um construtor de tecnologia independente da área profissional que ele escolha seguir, e que tenha habilidades e disciplina para o trabalho em grupo.
TEMÁTICA – 1º SEMESTRE
Os alunos vão embarcar para uma jornada rumo à Lua e precisarão planejar desde o treinamento dos astronautas até o lançamento, pouso e retorno da nave. O objetivo é que os estudantes entendam cada etapa necessária para preparar e executar uma missão espacial.
Eles aprenderão, por meio desta missão, sobre as tecnologias criadas com auxílio da pesquisa espacial e que são parte do nosso dia a dia. Ao longo da jornada, os alunos passarão por desafios e precisarão buscar as mais diversas e inusitadas soluções para apresentar a resolução dos problemas.
COMO FUNCIONA:
- Uma aula por semana com duração de 2 horas;
- Em todas as aulas os alunos constroem e programam robôs;
- Os alunos trabalham em equipes de três alunos, cada um exercendo uma função diferente na montagem: – Programador – Construtor – Organizador, com rodízio de funções a cada aula;
- As aulas serão ministradas por profissionais certificados pela VIAMAKER® Education;
- Turmas reduzidas (máximo 15 alunos por turma).
Grade Horária
Confira a grade horária das atividades extracurriculares de Tecnologia