Tecnologia e Multimídia

As atividades extracurriculares de tecnologia são desenvolvidas por empresas especializadas, de forma terceirizada. As aulas são realizadas dentro do Colégio, na sala RB Maker.

  • Happy: responsável pelas atividades de programação e desenvolvimento de games
  • ViaMaker: responsável pelas atividades de robótica, Robt Maker, LEGO®
Games Iniciantes (Exploradores Digitais)

Primeiros passos no universo da tecnologia. Iniciação digital com linguagem de programação visual projetada para os pequenos, ainda não alfabetizados, estimulando-os a criarem e a se expressarem através da programação de animações, jogos interativos e atividades manuais.

Games Intermediário (Cientistas Digitais)

Alfabetização digital em tecnologia. Introdução à Ciência da Computação (algoritmo, linguagem de programação e sequenciamento) e de pensamento computacional, de forma lúdica e divertida.

Games Avançado (Fluência Técnica)

Fluência digital por meio da programação de games. Desenvolvimento e planejamento de jogos educativos. Lógica de programação, elaboração de portfólio do aluno e mini-Hackathon ao final do ano.

Por meio dos conjuntos LEGO® Education EV3 e WeDo 2.0, apresentamos desafios que estimulam a criatividade dos alunos, de acordo com a seguinte faixa etária:

  • Robot Maker – Nível 1: 1º ao 4º ano
  • Robot Maker – Nível 2: 5º ao 9º ano

O objetivo é que o aluno seja um construtor de tecnologia independente da área profissional que ele escolha seguir, e que tenha habilidades e disciplina para o trabalho em grupo.

TEMÁTICA – 1º SEMESTRE

Os alunos vão embarcar para uma jornada rumo à Lua e precisarão planejar desde o treinamento dos astronautas até o lançamento, pouso e retorno da nave. O objetivo é que os estudantes entendam cada etapa necessária para preparar e executar uma missão espacial.

Eles aprenderão, por meio desta missão, sobre as tecnologias criadas com auxílio da pesquisa espacial e que são parte do nosso dia a dia. Ao longo da jornada, os alunos passarão por desafios e precisarão buscar as mais diversas e inusitadas soluções para apresentar a resolução dos problemas.

COMO FUNCIONA:

  • Uma aula por semana com duração de 2 horas;
  • Em todas as aulas os alunos constroem e programam robôs;
  • Os alunos trabalham em equipes de três alunos, cada um exercendo uma função diferente na montagem: – Programador – Construtor – Organizador, com rodízio de funções a cada aula;
  • As aulas serão ministradas por profissionais certificados pela VIAMAKER® Education;
  • Turmas reduzidas (máximo 15 alunos por turma).

Grade Horária

Confira a grade horária das atividades extracurriculares de Tecnologia

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

Extracurriculares 2022

Na próxima semana, de 14 a 18/02, serão oferecidas aulas experimentais das atividades extracurriculares: Para as modalid...

Leia Mais