Alunos do EM apresentam trabalhos para banca examinadora

Se você pensou que somente alunos da graduação e pós-graduação passavam por avaliação de banca está muito enganado. No Colégio Rio Branco, os alunos vivenciam essa experiência desde o Ensino Médio.

Para demonstrar os conhecimentos adquiridos com as pesquisas realizadas nos estudos do meio, os alunos de 1º e 2º anos são desafiados a elaborar um trabalho em grupo com foco em um dos temas explorados na atividade e ainda apresentá-lo para uma banda de professores para avaliação interdisciplinar.

Na semana passada, os alunos do 1º ano, que visitaram a cidade de Brasília em agosto deste ano, apresentaram os sites que criaram para contextualizar as questões políticas, culturais, históricas e urbanísticas, que permearam seus projetos finais. “É uma experiência muito interessante para os alunos, pois além dos debates em sala de aula e do conhecimento adquirido in loco no estudo do meio, eles têm que criar um site com podcast, trazendo até uma visão mais jornalística para o trabalho, e ainda enfrentar uma banca qualificada para defender seus projetos como em um TCC”, comenta o Professor André Campos.

Já nesta quarta-feira, 24 de outubro, foi a vez das turmas do 2º ano compartilharem o aprendizado e defenderem seus documentários sobre o estudo do meio para as cidades de Paraty e Ubatuba. “Foi muito gratificante ver o amadurecimento e a evolução dos alunos nas apresentações. Se considerarmos os mesmos grupos nos trabalhos do ano passado, a mudança é nítida e favorável. É um privilégio podermos realizar um trabalho tão denso com alunos tão envolvidos. Isso é também mérito do engajamento do corpo docente que compõe a banca examinadora”, destaca o Prof. Nelson Henrique Ribeiro Mortean, coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

Confira alguns trabalhos apresentados pelos alunos.

1º ano do EM – sites

Projeto Urbanístico e Produção Cultural – clique aqui

Conjuntura Política – clique aqui

Estrutura do Poder – clique aqui

Conjuntura Política – clique aqui

Imprensa Nacional e Internacional em Brasília – clique aqui

2º ano do EM – documentários

 

Ubatuba – uma divisão entre o homem e a natureza  Paraty – a Veneza brasileira

 

Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turístico LEL SUS – uma luta por sustentabilidade

 

Ubatuba além das praias Turismo em Paraty

 

Paraty – História e Arquitetura Paraty – RJ

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa