Alunos do EF-5 visitam o laboratório para estudar sobre as células

O corpo humano é uma máquina fascinante e o seu funcionamento sempre desperta interesse e curiosidade. Nos meses de fevereiro e março, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I iniciaram os estudos sobre esse assunto, conhecendo algumas estruturas e funções da célula, a menor parte viva que forma todos os seres vivos.

O tema vem sendo explorado em um projeto interdisciplinar entre Ciências da Natureza e Inglês, pelas professoras Ana Paula Regali, Andrea Souza, Carla Carrari, Caroline Sabongi, Eloysa Leite e Maiara Oliveira. Nomes e funções de algumas estruturas celulares foram trabalhados nas duas línguas por meio de desenhos, leituras, exercícios, vídeos e confecção de um modelo celular pelos alunos.

“Esse assunto é muito legal e estava bem curiosa pra entender como se formavam os tecidos e os órgãos. Agora entendi que as células são a base de tudo!” C., aluna do 5T2.

Para que a aprendizagem pudesse ser ainda mais completa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o laboratório de Ciências do colégio para conhecer de perto os modelos celulares animal e vegetal.

“O que eu achei mais interessante foi aprender sobre a célula vegetal. Eu nunca tinha visto uma e aprender as informações em inglês tornou tudo mais interessante!” K, aluna do 5M2.

As turmas foram recebidos pelo professor Guilherme, biólogo e responsável pelo laboratório, que logo começou a passar as informações. E tudo em Inglês! Seguindo os protocolos de segurança necessários para o momento que estamos vivendo, os alunos puderam tocar, abrir, desencaixar organelas e compreender as diferenças entre os dois tipos de célula.

“Eu achei nossa ida ao laboratório incrível! Todos os cuidados e proteções que utilizamos foram importantes para que a gente não perdesse essa oportunidade de ir ao laboratório e não atrapalharam em nada. Deu pra entender tudo e o professor Guilherme foi muito legal!” L., aluna do 5T1.

Os alunos que, no dia, estavam no status online, também puderam aproveitar a visita, pois uma estrutura foi montada para que tudo fosse transmitido em
tempo real e para possibilitar que interagissem com dúvidas e comentários.

“Eu acho que ter mais de uma câmera foi uma ótima estratégia. A gente podia ver o professor por uma, a teacher por outra e as células por outra”. B., aluna do 5M1.

Sem dúvidas, foi um dia diferente e cheio de aprendizados!

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

RB e Campinas sem fome

1.500 KG ARRECADADOS Informação atualizada em 20/04/2021 Este ano, com o agravamento e continuidade da pandemia, que perdura há ...

Leia Mais