Alunos do Infantil II se divertem com leitura de novo livro

Ler uma boa história é sempre uma delícia, mas é melhor ainda se ela for contada por alguém, não é mesmo? E as crianças do Infantil II A têm a certeza disso! Neste semestre, a apresentação do novo projeto literário contou com uma participação muito bacana a do autor de livros infantis Marco Catalão, pai da aluna Nina, que se dispôs a contar para os alunos a história do livro “Era uma vez um lobo mingau”, escrito pela autora Alessandra Pontes e ilustrado por Juan Chavetta.

“A ideia do convite surgiu com o objetivo de proporcionar um momento único, pensando em um encontro entre alunos e escritor, que resultou em leituras, trocas de experiências e conversas”, comentou Bárbara Macedo, professora da turma.

E a experiência não parou somente na leitura do livro abordado neste semestre. O autor Marco aproveitou a empolgação dos alunos e contou sobre algumas histórias que criou, como “Nina nariz de pipoca”, e sanou algumas dúvidas sobre como é ser um escritor e de onde as ideias surgem.

“Entrar em contato com as crianças é sempre ótimo, pois eu vejo o público para quem eu escrevo e assim consigo perceber o que os atrai, quais são seu desejos e o que funciona ou não com eles, possibilitando sempre a renovação das narrativas”, explicou Marco.

Segunda a professora, a contação da história, o bate-papo com o autor e as curiosidades que foram contadas auxiliam muito na formação das crianças, servindo de inspiração e transformando o encontro em um momento muito especial.

“Essa idade em que os alunos estão é ótima para começar a explorar a literatura, seja lendo ou somente escutando a história, uma vez que eles estão abertos para isso, portanto, estimulá-los é fundamental, tanto aqui na escola quanto em casa”, complementou o autor.

Já, para a turma do Infantil II C a apresentação começou com uma divertida caça as laranjas! De uma maneira lúdica e gostosa a professora Fernanda Material optou por brincar com as crianças e, assim como o Lobo Mingau, os alunos preparam um delicioso suco natural de laranja. “Assim como o Lobo Mingau incorpora hábitos saudáveis em sua alimentação procuramos com o projeto incentivar e conscientizar as crianças da importância de uma alimentação mais natural e equilibrada, por isso optamos por já iniciar o projeto com uma atividade como essa”, explica Fernanda.  

Mas não parou por aí, além de preparar o delicioso suco, as crianças também conheceram o próprio Lobo Mingau! Pensado para ser o mascote da turma neste semestre, o personagem recriado em feltro será fundamental para as futuras atividades desenvolvidas. Propiciando às crianças momentos de conscientização de identidade e convívio social o mascote irá acompanhar cada aluno. “Nosso mascote é um lobo feito de feltro, que vai ser parte importante das atividades desenvolvidas, pois vai ser levado pelas crianças para casa, solicitando que as famílias preparem e enviem receitas saudáveis para a turma, uma vez que todo projeto realizado conta com o envolvimento e participação das famílias para que o aprendizado seja completo”, ressalta a professora.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa