Aula especial de história com Sidney Aguiar

Levar o conhecimento e a reflexão aos alunos é marca registrada do Colégio Rio Branco. Mesmo com todas as medidas de distanciamento social, conseguimos proporcionar às turmas do EF-9 uma aula especial de História com o professor Sidney Aguilar: um debate sobre o documentário “Menino 23”.

O filme, que esteve na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2017, é baseado na pesquisa do historiador Sidney Aguilar: “Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45)”. 

Intitulado como uma homenagem a Aloísio Silva, menino que foi escravizado em sua infância por brasileiros simpatizantes do nazismo em 1930, o documentário foi trazido aos alunos para complementar as aulas sobre os regimes totalitários das décadas de 20 e 30 na Europa e no Brasil.

Durante o encontro, Sidney trouxe aos alunos uma reflexão histórica sobre o tema e sobre sua permanência contemporânea. Confira um trecho da aula!

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa