Conheça o currículo internacional do Rio Branco

O programa internacional do Colégio Rio Branco é oferecido como atividade extracurricular para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio, que possuem proficiência nível B1 ou superior na Língua Inglesa. Em 2022, serão oferecidas três jornadas educativas: Sciences, Global Perspectives e Exact Sciences.

Um dos principais diferenciais do programa é o desenvolvimento de habilidades que envolvem a compreensão dos alunos, em inglês, das disciplinas escolhidas. O currículo traz metas e objetivos para que os estudantes construam um conhecimento aprofundado das matérias e para que desenvolvam habilidades de raciocínio avançado de modo a aplicar o que foi aprendido. Dessa forma, os estudantes tornam-se mais confiantes, responsáveis, questionadores, inovadores e engajados. Ao final de cada jornada Cambridge, os alunos poderão obter certificados globalmente reconhecidos pelas melhores universidades nacionais e internacionais.

O currículo Cambridge Lower Secondary Science auxilia os alunos no desenvolvimento de uma curiosidade vitalícia sobre o mundo natural, permitindo que busquem explicações científicas para os fenômenos ao seu redor.

Os alunos, ao longo da disciplina, desenvolverão uma abordagem holística da ciência, combinando pensamento científico e habilidades práticas com conhecimento e compreensão, o que é vital para explicar o mundo ao nosso redor. Essa abordagem oferece a eles o conhecimento e as habilidades necessárias para se destacar em ciências nas fases posteriores da educação. Além disso, também lhes permite fazer escolhas conscientes que incluam questões relacionadas à sustentabilidade e aos desafios que nosso meio ambiente enfrenta. 

Em Science, os alunos:

  • adquirem curiosidade e encanto pelo mundo para estimular seu interesse pela ciência;
  • primeiro conhecem os conceitos científicos fundamentais para, depois, desenvolvê-los por meio do Cambridge Pathway;
  • desenvolvem suas habilidades científicas para que possam se tornar cada vez mais independentes ao questionar e investigar fenômenos;
  • começam a entender que modelos científicos são usados ​​para compreender e explicar fenômenos;
  • reconhecem que a compreensão científica muda com o tempo;
  • vinculam a ciência a contextos do mundo real que são pessoais, locais, nacionais e globais, identificando a relevância da ciência para o mundo moderno.

Global Perspectives é um programa transformacional único, que tem o intuito de ajudar os alunos em todos os estágios da educação escolar a desenvolverem excelentes habilidades relacionadas à pesquisa, análise, avaliação, reflexão, colaboração e comunicação. Além disso, o curso oferece oportunidades valiosas para reforçar os vínculos com outras disciplinas do Cambridge Lower Secondary

Em Global Perspectives, os alunos: 

  • entendem seu lugar em um mundo interconectado;
  • tomam decisões conscientes sobre informações lidas, ouvidas e vistas;
  • entendem como causas e consequências estão conectadas;
  • conduzem suas próprias pesquisas independentes sobre uma questão global;
  • analisam e refletem sobre questões sob diferentes perspectivas;
  • tornam-se alunos cada vez mais independentes e reflexivos;
  • desenvolvem as habilidades necessárias para o ensino superior e o local de trabalho.

 

As ciências exatas nos ajudam a pensar analiticamente e ter melhores habilidades de raciocínio. Nesse sentido, nosso currículo Exact Sciences Lower Secondary incentiva o entusiasmo ao longo da vida pelo pensamento analítico e racional.

Durante as aulas dessa disciplina, os alunos poderão desenvolver habilidades práticas juntando conhecimento e compreensão, o que é vital para explicar o mundo que nos rodeia. Melhorar a consciência dos alunos sobre as ciências presentes no mundo desenvolve a sensação de que “a ciência me pertence”, ajudando o estudante a conectá-la aos acontecimentos cotidianos.

Além disso, essa abordagem fornece aos alunos os conhecimentos e as habilidades necessárias para se destacarem em ciências em estágios posteriores da educação e para fazerem escolhas conscientes e embasadas.

O que os alunos aprenderão?

Os alunos desenvolverão uma compreensão holística do assunto, focando em princípios, padrões, sistemas, funções e relacionamentos. Eles se tornarão cientificamente competentes, capazes de aplicar os conceitos teóricos aprendidos.

‘Pensar e trabalhar matematicamente’, uma característica única do nosso currículo, incentiva os alunos a falarem uns com os outros, desafiarem ideias e fornecerem evidências que validem conjecturas e soluções. Quando os alunos estão pensando e trabalhando matematicamente, eles procuram ativamente dar sentido às ideias e construir conexões entre diferentes fatos, procedimentos e conceitos. Isso apoia o pensamento de ordem superior que os ajuda a ver o mundo de forma racional.

Em 2021, o Colégio Rio Branco Campinas iniciou o programa de currículo internacional para seus alunos, com a chancela de Cambridge Assessment International Education.

Nossa parceria com a Cambridge vem se fortalecendo a cada ano, sempre com o objetivo de proporcionar ao aluno uma experiência educacional que vá além da educação em si ou do vestibular, promovendo uma formação completa e preparando nossos alunos para o mundo globalizado.

  • 2017 – Cambridge English Language Assessment: passa a oferecer os exames Cambridge English: Young Learners (YLE), Key (KET), Preliminary (PET), First (FCE), Advanced (CAE) e IELTS para os nossos alunos e também para o público em geral;
  • 2018 – 100% da nossa equipe de professores de inglês com proficiência comprovada;
  • 2019 – Cambridge Bilingual Partner: formação bilíngue para os alunos com carga estendida de inglês – cinco aulas semanais;
  • 2020 – Cambridge International School: o Colégio Rio Branco Campinas recebe a chancela para desenvolver o currículo internacional.

 

 

O programa internacional do Rio Branco foi implementado de forma gradual, como atividade extracurricular no período da tarde, e disponibilizado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com proficiência nível B1 ou superior. Foram oferecidas duas jornadas educativas: Ciências e Perspectivas Globais.

“Iniciamos o projeto com alunos do Ensino Fundamental II, pois possuem proficiência suficiente para participarem das aulas ministradas na língua inglesa. E convidamos os profissionais da nossa equipe, que, além de possuírem formação necessária para ministrarem aulas de inglês, também têm outras licenciaturas que os habilitam a ensinar as disciplinas que ofereceremos no currículo internacional”, explica o assessor de Línguas do Colégio, prof. André Nalin.

Um dos principais diferenciais do programa é o desenvolvimento de habilidades e da compreensão dos alunos em inglês nas disciplinas escolhidas. O currículo traz metas e objetivos para que os estudantes possam construir uma compreensão profunda das matérias e para que possam desenvolver habilidades de raciocínio avançado para aplicar o que foi aprendido. Dessa forma, tornam-se mais confiantes, responsáveis, questionadores, inovadores e engajados. Ao final de cada jornada Cambridge, os alunos poderão obter certificados globalmente reconhecidos pelas melhores universidades nacionais e internacionais.

Para cada Jornada Cambridge, serão ministradas quatro aulas semanais da disciplina escolhida em inglês. Os alunos poderão cursar uma, duas ou três jornadas simultaneamente. Confira os valores e a grade horária das disciplinas do RB Currículo Internacional:

GRADE HORÁRIA – TURMAS DO MATUTINO
Jornada Cambridge Série Dia e horário
Science EF-6M / EF-7M terça e quinta – 13h15 às 14h45
Global Perspectives EF-6M / EF-7M terça e quinta – 15h00 às 16h30
Exact Sciences EF-6M / EF-7M terça e quinta – 16h50 às 18h20
Exact Sciences EF-8M / EF-9M terça e quinta – 13h15 às 14h45
Science EF-8M / EF-9M terça e quinta – 15h00 às 16h30
Global Perspectives EF-8M / EF-9M terça e quinta – 16h50 às 18h20
Global Perspectives EM-1M / EM-2M terça e quinta – 13h15 às 14h45
Science EM-1M / EM-2M terça e quinta – 16h50 às 18h20

 

GRADE HORÁRIA – TURMAS DO VESPERTINO
Jornada Cambridge Série Dia e horário
Science EF-6T / EF-7T terça e quinta – 10h50 às 12h20
Science EF-8T terça e quinta – 09h00 às 10h30

 

As matrículas e rematrículas para o RB Currículo Internacional podem ser feitas no Portal Educacional, na área restrita do site. Acesse https://www.riobranco.org.br/area-restrita/, clique em Portal Educacional RB e efetue o login com o CPF do responsável financeiro e a senha cadastrada. Depois clique em Educacional / Matrícula/Rematrícula.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa