RB Informa

Dia das Profissões com os alunos do 2º ano EF I

O que eu quero ser quando crescer? Quem é que nunca se perguntou isso, hein? Foi pensando nessa questão que as professoras do 2º ano do Ensino Fundamental I planejaram realizar o dia das profissões como aula temática do projeto interdisciplinar de Português, Matemática, História e Geografia!

A proposta começou nas férias e atribuía a  cada criança a pesquisa sobre uma profissão que gostasse, achasse legal, diferente ou até mesmo divertida!  Com a volta às aulas, cada um trouxe as anotações pertinentes a cada tipo de profissão. “Os alunos fizeram a pesquisa nas férias e, logo quando voltamos à aula, eles preencheram o estudo sobre a profissão que gostavam. No dia da apresentação, eles vieram caracterizados da profissão para poder falar para os colegas sobre o que pesquisaram”, explicou a professora Viviane Amaro Rodrigues, do 2º ano F.

A atividade consistiu em uma breve apresentação individual sobre o ofício escolhido e um debate nas salas de aula que foi intenso! Os alunos se envolveram com as funções trazidas para sala de aula pelos colegas e ficaram livres para poder perguntar o que quisessem. “Perguntaram desde por que você escolheu, o que faz esse profissional e se quando crescesse se faria ou não a profissão que pesquisou”, comentou Viviane.

O empenho e o entusiasmo eram nítidos! As alunas do 2º ano E –  Isabela Flacker, Luana Vieira e Isadora Menezes, que vieram de médica veterinária, engenheira química e bióloga, respectivamente – se envolveram tanto nas profissões que até se apresentaram em grupo. Cada uma delas comentou individualmente sobre sua função; porém, incentivadas pela professora Cristiane Grassi, mostraram para os colegas a possibilidade de parceria entre profissionais de diferentes áreas. “A Isadora vai descobrir as bactérias e a Luana e eu vamos descobrir um remédio para combater as bactérias que fazem mal aos animais”, explicou Isabela durante a aula.

Mesmo se tratando de uma atividade com caráter lúdico, todos os alunos acabaram vivenciando tudo como se fosse real, explica Renata Capovilla, professora do 2º ano D.  Com todas as apresentações, os alunos também puderam perceber a importância e fazer a correlação entre as profissões, como sabiamente exemplificou Ian Ahnert, aluno do 2º ano E: “Se não fosse pelo professor, não existiriam outras profissões”. Além disso, a temática também trouxe à tona questões como profissões que existiam e hoje e não existem mais ou que estão cada vez mais escassas, e profissões que surgiram com o tempo e avanço da tecnologia.

A atividade foi o ponto de partida para o estudo que se encerra com a visita ao Kdzania, que acontecerá em setembro e  proporcionará o aprofundamento em educação financeira, sistema monetário, entre outros temas que já estão sendo desenvolvidos em sala de aula, explicou Cristiane.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo