IMPORTANTE: informações sobre o coronavírus

Atualizado em 23 de junho de 2020 às 15h

Encaminhamos novas informações com o objetivo de manter a comunidade escolar atualizada sobre o funcionamento do Colégio e as orientações com relação ao trabalho virtual:

  1. A partir do dia 19/03, quinta-feira, não teremos mais atividades e atendimento presenciais na escola. A equipe de professores e funcionários permanecerá em suas casas, realizando o trabalho em home office.
  2. A escola manterá o atendimento por meio do site e e-mail. A equipe gestora também estará em home office para responder às demandas:
  3. Antecipação de 15 dias das férias escolares no período de 22/04 a 06/05.
Comunicados

Comunicado 071/2020 – Férias escolares – 28

Comunicado 070/2020 – Reunião de pais e mestres 1º período (EI-2 ao EF-1) – 27

Comunicado 069/2020 – Reunião de pais e mestres 1º período (EF-2 ao EF-5) – 26

Comunicado 068/2020 – Mensalidades de Julho – 25

Comunicado 067/2020 – Reserva de vagas para alunos novos – 24

Comunicado 066/2020 – Parcelamento da Rematrícula 2021 – 23

Comunicado 065/2020 – Notas e boletins – 1º período – 22

Comunicado 064/2020 – Entrega de kit com materiais de Artes – 21

Comunicado 063/2020 – Tarefas e atividades processuais – 20

Comunicado 062/2020 – Concurso Canguru de Matemática 2020

Comunicado 061/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 19

Comunicado 060/2020 – Encontros on-line e plantões virtuais – 18

Comunicado 059/2020 – Olimpíada de Informática

Comunicado 058/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 17

Comunicado 057/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 16

Comunicado 056/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 15

Comunicado 054/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 14

Comunicado 053/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 13

Comunicado 052/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 12

Comunicado 051/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 11

Comunicado 050/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 10

Comunicado 049/2020 – Informações Pandemia Coronavírus – 9

Comunicado 046/2020 – Novas informações Pandemia coronavírus – 8

Comunicado 045/2020 – Cursos Extracurriculares – Coronavírus – 7

Comunicado 044/2020 – Acolhimento financeiro – Coronavírus – 6

Comunicado 042/2020 – Informações sobre o coronavírus – 5

Comunicado 041/2020 – Informações sobre o novo coronavírus – 4

Comunicado 040/2020 – Informações sobre o novo coronavírus – 3

Comunicado 039/2020 – Informações sobre o novo coronavírus – 2

Comunicado 011/2020 – Informações sobre o novo coronavírus

 

Sobre o trabalho virtual para os alunos

Desde 2016, o Rio Branco investiu fortemente na formação de alunos e professores no uso de recursos digitais nos processos de ensino, estudo e pesquisa. A plataforma de aplicativos do Google para a educação é muito ampla, permitindo aos professores adequarem as estratégias e os recursos de acordo com a faixa etária e as necessidades dos alunos. Eles farão uso, principalmente, do Google Sala de Aula, Google Sites e Google Meet, entre outros. Apesar de toda vivência que já temos com o uso desses recursos, teremos uma experiência nova, pois até então essas ferramentas eram utilizadas como apoio para aulas presenciais, agora serão exclusivamente virtuais.

Temos dois grandes objetivos com o trabalho virtual durante a suspensão das aulas:

  • O primeiro e mais importante é o acolhimento dos alunos diante da sensação de medo e solidão em que essa situação nos coloca, em especial, as crianças e adolescentes. Esse trabalho virtual é o recurso mais próximo possível que temos disponível para manter contato com os alunos. Vamos aproveitar a tecnologia para não nos distanciarmos.
  • O segundo objetivo, não menos importante, é manter uma atividade acadêmica, aproveitar a disponibilidade de tempo para estudar e aprender. A finalidade não é sobrecarregar os alunos com conteúdos, avaliações ou notas e sim criar um ambiente tranquilo, favorável à aprendizagem e à convivência.

O trabalho virtual não será apenas uma reprodução das aulas presenciais, em formato ou horário.

Os alunos irão precisar de uma rede de internet e um dispositivo que possa ser conectado para acessar o material.

Até o momento, não há alguma determinação das autoridades da área de educação sobre calendário escolar, antecipação de férias ou mesmo se as aulas virtuais serão consideradas como dias letivos, entre outras dúvidas. O Ministério da Educação e os Conselhos Federal e Estadual de Educação devem pronunciar-se sobre essas questões. Neste momento, faremos o trabalho que julgamos necessário, independente dessas decisões.

Nossa equipe pedagógica está se empenhando na adequação do trabalho e nossos alunos são inteligentes, criativos e colaborativos. Contamos com a contribuição  de todos para o sucesso deste processo. Temos convicção de que sairemos fortalecidos de todo este contexto. 

Equipe Pedagógica e Administrativa

Diretoria Executiva da SIL

 

Orientações por segmento para as atividades virtuais

 

Educação Infantil e EF-1 (1° ano)

Alunos da Educação Infantil e do 1º ano terão acesso às sugestões de atividades, links, vídeos e demais orientações, diariamente, no Google Sites da turma na aba “Trabalhando em casa”. 

O endereço do site encontra-se na agenda do aluno. 

 

Ensino Fundamental I

EF-2 / EF-3 (2º e 3º anos)
As atividades, tarefas, links, vídeos e demais orientações serão postadas diariamente no Google Sites da turma na aba “Trabalhando em casa”. O endereço do site encontra-se na agenda do aluno. 

EF-4 / EF-5 (4º e 5º anos)
Os alunos de EF-4 e EF-5 já possuem uma conta Gmail do Colégio; portanto, as postagens serão feitas no Classroom da turma. Diariamente serão postadas atividades, orientações, vídeos e links de trabalho.

Organização de rotina

Orientamos que as famílias organizem, com as crianças, uma rotina para os dias em que estarão em casa, assim facilitando o cumprimento de atividades variadas. Ressaltamos que as postagens serão publicadas respeitando o período de aula em que o aluno está matriculado e que o mesmo poderá realizá-las de acordo com sua disponibilidade e rotina estabelecidas com seus familiares. Sugerimos que cumpram com as tarefas propostas diariamente, evitando sobrecarga.

Em caso de dúvidas na realização das propostas, a equipe de professores ficará à disposição por e-mail.

Encontro on-line

As professoras, semanalmente, agendarão um encontro on-line com a turma utilizando o Google Meet. Como os alunos de 2º e 3º anos não possuem uma conta Gmail do colégio, para participarem desses encontros, é necessário que o responsável entre com uma conta Gmail no link que será disponibilizado no site da turma. Os 4º e 5º anos terão acesso ao link disponível no Class. Para garantir que todos possam participar desse encontro virtual com a professora e seus colegas da turma, agendaremos dias e horários diferentes em cada semana. 

Para utilização do Google Meet, algumas orientações são importantes: 

  • A câmera e o microfone dos alunos devem permanecer desligados para evitar interferências;
  • Se orientado pelo professor, o aluno pode abrir seu microfone (um aluno por vez);
  • Os alunos devem utilizar o Chat, do lado direito da tela, para perguntas e dúvidas.

 

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O calendário especial de aulas virtuais já está disponível no site do Colégio:

Plantão do Ensino Fundamental II: os horários de aulas do Ensino Fundamental II estão concentrados no período da manhã, e os plantões, no período da tarde, para todos os alunos. As aulas de plantão acontecerão em ambiente virtual, de acordo com calendário especial, também disponível em nosso site, em: Ensino Fundamental II – Calendário.

Plantão do Ensino Médio: as aulas de plantão do Ensino Médio acontecerão em ambiente virtual, de acordo com calendário já existente, também disponível em nosso site, em: Ensino Médio – Calendário.

Orientações

As atividades específicas de cada disciplina serão postadas no Classroom de cada professor, com orientações específicas. Nos horários previstos no calendário especial, os professores iniciarão uma reunião através do Google Meet, por meio de um link de acesso, que será postado no Classroom dos professores.

Para utilização do Google Meet, algumas orientações são importantes: 

  • A câmera e o microfone dos alunos devem permanecer desligados para evitar interferências;
  • Se orientado pelo professor, o aluno pode abrir seu microfone (um aluno por vez);
  • Os alunos devem utilizar o Chat, do lado direito da tela, para perguntas e dúvidas;
  • Durante os encontros, os alunos devem manter conduta adequada com colegas e professores. Qualquer atitude indevida será reportada aos responsáveis pela orientação educacional;
  • Mais informações através do link: Tutorial do aluno.

 

Cursos extracurriculares de idiomas: os professores irão manter plantões nos horários de aulas e postagens, via Classroom, de atividades diversas.

 

Orientação Educacional: algumas orientações serão postadas no Classroom da Coordenação/Orientação, como dicas de estudo e organização de rotina e tarefas. Desta forma, é importante que os alunos acompanhem essas postagens.

 

RB+

Os professores irão, semanalmente, fazer postagens no Google Site. Não deixem de visitar!

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

RB em Casa – EFII

Com o principal propósito de verificar o que cada aluno faz, efetivamente, a favor do seu ambiente - "atitudes verdes" e sustenta...

Leia Mais