RB Informa

Pais participam de debate sobre tecnologia e comportamento

Na quinta-feira, dia 21 de junho, pais, professores e funcionários do Colégio Rio Branco Campinas participaram do Diálogos RB: Relações Digitais Perigosas, com a advogada Patrícia Peck Pinheiro.

A especialista em Direito Digital, já esteve no colégio no ano passado em palestras para professores, pais e alunos, abordando o tema da internet, os riscos e consequências da utilização inadequada das ferramentas digitais. Muitos pais que não puderam participar ficaram na expectativa dela retornar.

No encontro de 2018, a Dra. Patrícia reforça que a tecnologia deve ser utilizada a favor da Educação e da melhoria das relações familiares, sempre destacando o papel e responsabilização dos pais pelas ações digitais dos filhos. “O desafio hoje não é a tecnologia em si, mas sim o comportamento e a ética. Saber diferenciar liberdade de expressão do que é uma ofensa; crítica ou feedback negativo no trabalho do que é um assédio moral; e elogio do que é um assédio sexual”, destaca a advogada.

A nova lei do Bullying (Lei 13.663/2018), que entrou em vigor no dia 15/05/2018, também foi abordada na palestra destacando as atribuições das escolas na promoção da cultura da paz e medidas de conscientização, prevenção e combate a diversos tipos de violência, como o bullying. “É importante que todos tenham clareza das informações para distinguir uma ação de bullying de um conflito entre os alunos”, explicou Patrícia.

A especialista destacou a responsabilidade dos pais pelo que seus filhos fazem na internet, os cuidados que  devem ter com os jogos online e o uso da webcam. “A web é pública e a internet é a rua. Os pais têm a sensação de que seus filhos estão protegidos, pois estão dentro de casa, jogando no computador ou assistindo vídeos no youtube. Mas isso não é verdade. É preciso estar atento aos sites acessados, aos colegas que jogam online com os nossos filhos, garantir que os canais acessados sejam adequados para a faixa etária deles. O dever de vigilância é nosso, como pais. Ao curtir ou compartilhar algo no Facebook, ou em qualquer rede social, o usuário mostra que concorda com aquilo que está ajudando a divulgar. E se ele não tiver a idade para responder pelos atos, os pais serão responsabilizados”, reforça.

Para finalizar, foram apresentadas algumas dicas para o uso de tecnologia por menores de idade e aplicativos de segurança digital:

  1. Regras Claras (o que pode ou não fazer).
  2. Proteção da Privacidade.
  3. Limite de horário (para evitar vício).
  4. Instalação de ferramentas protetivas antes de dar o dispositivo.
  5. Sempre ler os Termos de Uso (para ver sobre idade mínima dos aplicativos).

Sugestões de aplicativos de segurança digital:

  1. Norton Family parental control.
  2. SecureTeen parental control.
  3. My Mobile Watchdog Free Trial.
  4. Kid Safe Mode & Child Lock.
  5. AVG Family Safety.
  6. McAfee Family Protection.
  7. iStartcare – aplicativo gratuito

Clique aqui e confira os 10 melhores programas de controle de pais gratuitos. A lista disponível é de 2017.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo