RB Informa

Palestra Da Nascente à Foz

Os alunos do Ensino Médio do Colégio tiveram a oportunidade de conversar com o diretor e roteirista Hidalgo Romero, em uma palestra on-line, no dia 26/05, sobre o documentário Da Nascente à Foz: uma série sobre os rios brasileiros.

Hidalgo abriu a conversa contando sua trajetória profissional e o que o motivou a produzir o documentário. O diretor contou que sempre buscou trabalhar com as minorias e teve o pontapé inicial para tratar do tema dos rios quando, depois de morar fora, voltou ao Brasil e descobriu que a nascente do Rio São Francisco tinha secado.

“Na época, eu sabia bem pouco, quase nada. E eu falava, nossa, o que significa a nascente de um rio ter secado? Mas daí, pensando nisso, tive uma ideia: e se eu fizesse uma série para televisão em que eu fosse, da nascente à foz, de vários rios brasileiros?”, comentou. 

Ao longo do bate-papo, Hidalgo falou sobre os riscos que cada um dos rios corre, em questões ambientais e econômicas, assim como a importância deles para a vida humana, principalmente para as comunidades ribeirinhas que habitam suas margens, analisando até mesmo questões históricas. Também falou abertamente sobre as suas experiências e descobertas durante as gravações, mostrando para os alunos diversos trechos do documentário. Para ele, “nunca estabelecemos em nossa história brasileira uma relação direta, de empoderamento dos rios; sempre houve um valor econômico.”

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo