Palestra Da Nascente à Foz

Os alunos do Ensino Médio do Colégio tiveram a oportunidade de conversar com o diretor e roteirista Hidalgo Romero, em uma palestra on-line, no dia 26/05, sobre o documentário Da Nascente à Foz: uma série sobre os rios brasileiros.

Hidalgo abriu a conversa contando sua trajetória profissional e o que o motivou a produzir o documentário. O diretor contou que sempre buscou trabalhar com as minorias e teve o pontapé inicial para tratar do tema dos rios quando, depois de morar fora, voltou ao Brasil e descobriu que a nascente do Rio São Francisco tinha secado.

“Na época, eu sabia bem pouco, quase nada. E eu falava, nossa, o que significa a nascente de um rio ter secado? Mas daí, pensando nisso, tive uma ideia: e se eu fizesse uma série para televisão em que eu fosse, da nascente à foz, de vários rios brasileiros?”, comentou. 

Ao longo do bate-papo, Hidalgo falou sobre os riscos que cada um dos rios corre, em questões ambientais e econômicas, assim como a importância deles para a vida humana, principalmente para as comunidades ribeirinhas que habitam suas margens, analisando até mesmo questões históricas. Também falou abertamente sobre as suas experiências e descobertas durante as gravações, mostrando para os alunos diversos trechos do documentário. Para ele, “nunca estabelecemos em nossa história brasileira uma relação direta, de empoderamento dos rios; sempre houve um valor econômico.”

 

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa