Pensar a América Latina: um olhar analítico para Colômbia e Venezuela

No dia 12 de agosto, os alunos do Ensino Médio, tiveram o debate “Pensar a América Latina”, com a presença do palestrante convidado Alexandre Fughs de Oliveira e com a mediação dos nossos professores Bruno Saneti e Gustavo Aguiar.

Durante o debate, o professor Alexandre trouxe à tona uma análise da América Latina atual sob uma abordagem histórica, em que destacou o  conflituoso ambiente de construção das nações – logo após as guerras de independência – e conectou-os com a realidade atual do continente. 

“De maneira didática – mas, ao mesmo tempo, bastante densa e profunda -, o professor mostrou como o cenário econômico e as diferentes ideologias defendidas entre os séculos XIX e XX impactaram nosso continente. Temas como o ‘monroísmo’ e o ‘arielismo’ dominaram a primeira parte, seguidas por questões particulares de países como a Venezuela, Colômbia, Chile entre outros. Isso garante a percepção de uma relativa unidade latino americana e, simultaneamente, da importância em percebermos a especificidade de cada nação”, explicou Gustavo Aguiar.

O debate foi conduzido de forma on-line, pelo Google Meet, e os alunos enviaram suas perguntas e comentários via chat, garantindo a interação entre palestrante e público.

“Acredito que a presença de um pesquisador no meio escolar é sempre enriquecedora, especialmente quando existe a possibilidade de um diálogo efetivo entre as duas partes. Sabemos que a internet está repleta de excelentes palestras sobre os mais diversos temas, mas o contato direto entre estudantes da pós graduação e os alunos do Ensino Médio pode ajudá-los a compreender melhor o universo da pesquisa acadêmica, além de lhes garantir, obviamente, o acesso a informações complexas e a conceitos teóricos fundamentais para uma análise mais profunda da realidade atual”, finalizou Gustavo sobre a importância de trazermos interações como essas para dentro da sala de aula.

 

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

Estamos em luto

O Colégio Rio Branco Campinas está em luto pelo falecimento de Débora Marques dos Santos Kern, auxiliar de coordenação do Ensino F...

Leia Mais