Permeabilidade seletiva é tema da aula do RB Currículo Internacional

Entender sobre o funcionamento das membranas celulares não é tarefa fácil, mas observar, na prática, como ocorre permeabilidade seletiva facilita a compreensão do assunto. E foi exatamente pensando em como absorver melhor o conteúdo, que os alunos do RB Currículo Internacional, na disciplina Science, realizaram um experimento prático utilizando lugol (iodo), amido de milho e água durante uma das aulas no laboratório.

“Na aula, estávamos aprendendo sobre o processo de difusão e também sobre a permeabilidade da membrana celular. Para observar essa teoria na prática, fizemos uma aula de laboratório em que simulamos a passagem seletiva de substâncias utilizando lugol (iodo), água, amido de milho e filme PVC. Em alguns minutos, já foi possível constatar que o amido que estava dentro do plástico começou a apresentar uma colocação diferente, indicando que houve a passagem do iodo que estava presente na água do béquer para o amido dentro do plástico”, comentou a professora Mariana Nardini.

Por meio do experimento os alunos puderam observar a passagem da solução de iodo para dentro do saco plástico e, assim, constatar o funcionamento da permeabilidade seletiva da membrana. Depois de 24 horas, o experimento já se mostrava completo: o iodo se transferiu completamente para o saco plástico, restaurando a água no lugar do interior do béquer.

Confira a seguir as imagens sobre o passo a passo do experimento realizado pelos alunos.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa