RB Informa

África embala encerramento do 2º ano do EFI

A festa de encerramento do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Rio Branco Campinas foi uma viagem à África repleta de cores, sons e muita emoção. O tema foi escolhido a partir do livro “A Árvore Maravilhosa”, do autor e artista da Tanzânia, John Kilaka, que foi parte do projeto literário dos alunos no último trimestre. Além dos pais e familiares dos alunos, também prestigiaram a noite festiva de 22/11 os membros da Diretoria Executiva do colégio, o diretor pedagógico Admir Moreli, a coordenadora pedagógica do Fundamental I, Fabiene Cortijo Ramos, e a orientadora educacional Sandra Dedeschi.

Durante o projeto, as crianças viajaram pela cultura africana, usufruindo da matriz cultural evidenciada em valores de convivência e solidariedade, o saber sobre si mesmo, refletindo a respeito do conhecimento e manutenção de valores de convivência e cooperação. O espetáculo “África”, apresentado nesta noite, foi produzido pelas professoras do 2º ano em parceria com a coordenação pedagógica e orientação educacional do segmento, além dos professores Márcia Puntel (Artes), Élida Capelatto (Educação Física), Lilian Gazoni (Música) e Christian Schlosser (Teatro) para encerrar o ano letivo e esse projeto tão marcante para todos que o vivenciaram.

A apresentação emocionou a plateia. Os alunos dançaram ao som de músicas folclóricas africanas, tocaram flauta e outros instrumentos, como o chocalho, pandeiro e percussão, sempre representando passagens importantes do livro com movimentos performáticos e coreografias sincronizadas. A cenografia também foi uma atração à parte, com a árvore maravilhosa ao centro do palco, seus frutos e outros componentes da paisagem africana embelezando o show. A indumentária dos alunos foi produzidas por eles próprios durante as aulas de Artes, utilizando a técnica tie-dye para colorir os tecidos e tecendo as amarrações dos colares. Além das vestimentas, as crianças também se apresentaram com uma pintura facial fluorescente inspirada em traços tribais, que se sobressaltavam de acordo com a iluminação do show.

Élida, mais conhecida como Fafá, conta que o processo de criação desse espetáculo foi diferente dos anos anteriores, já que a ideia era fazer uma releitura do livro do projeto, com total liberdade de planejamento de todas as disciplinas envolvidas. “Começamos os ensaios no final de setembro, e tudo correu melhor que o esperado, tivemos muita colaboração por parte das crianças. Particularmente, estou encantada com o momento da árvore, que representa a união e a energia, embalados pela música tema de O Rei Leão, que as crianças já amam. Estou com borboletas no estômago, esse ano realmente foi diferenciado e muito especial para mim”, relata a professora.

Para finalizar as apresentações, foi anunciada a entrega do ebook, que compunha mais uma etapa desse projeto das turmas. Nesta edição, o livro envolveu três gêneros que foram trabalhados na disciplina de Português desde o início do ano: receita, poesia e conto. “Nosso desejo é que vocês, prezados leitores, ‘viagem’ por meio da leitura desses textos e vejam a grandeza do trabalho de nossos pequenos autores. O registro dos poemas e das histórias retrata as marcas e o estilo de cada autor iniciante, além de socializar um trabalho que foi recheado com muito envolvimento e carinho”, discursou a coordenadora Fabiene durante a apresentação.

A professora Silvia Elaine Pisco Del Grande, do 2º B, afirma que o ebook teve um significado especial para seus alunos. “Vi no rostinho de cada criança como eles estavam curtindo esse momento. Eles gostaram muito de produzir os textos, mas não imaginavam o que seria o produto final do ebook, então no instante em que receberam seu exemplar, foi um momento de muito orgulho para cada um”, fala Silvia.

Viviane Amaro Rodrigues, professora do 2º F, conta que o projeto como um todo foi muito significativo para todos os estudantes. “As crianças curtiram muito conhecer as diferenças de vestimentas, alimentos, localização, moradias, meios de transporte… eles curtiram bastante o livro, e se empolgaram muito nos ensaios também”. E para as duas pedagogas, já fica o sentimento de saudade por todo o ano compartilhado com seus alunos. “Eu me apaixonei pela turma, eles são maravilhosos, e a construção desses textos, transformar essa escrita em um livro é fantástico, você vê o resultado de um trabalho de um ano todo. Eles falam que conseguiram, se superaram, e isso é demais”, comemora Viviane.

A família da aluna Sofia Camilo do Amaral, do 2º ano D, compareceu em peso para comemorar mais um ano de conquistas da menina. “A cerimônia superou e muito as minhas expectativas. Sofia estava ansiosa, foram muitos ensaios, mas tudo foi bem planejado e de super bom gosto, estão de parabéns, a equipe do Rio Branco é nota 10”, elogia a mãe, Ana Cristina Camilo do Amaral.

Marcelo, Luciana e a avó D. Lúcia também vieram aplaudir o aluno Isaac Cabeça, do 2º B. “Foi fantástico, parabéns a todos!”, celebram os pais. O menino também não conseguiu segurar sua animação. “Essa noite foi demais, adorei meu ebook. Ano que vem estou de volta para o colégio e já estou animado desde já”, comemora o aluno.

Fabiana Corbi, mãe da Maria Eduarda do 2º E, contou que a ansiedade da filha era tamanha, que ela nem dormiu direito nas noites anteriores ao encerramento. “A expectativa para a apresentação e de finalmente ter o livro em mãos contagiou a Maria Eduarda. Como sempre, é uma emoção fantástica assistir a essas festas do colégio, as professoras e a coordenação são demais, conseguem nos emocionar muito”, diz Fabiana.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS