No dia 27 de outubro, a equipe de Gestão Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio promoveram o primeiro encontro do Programa Conecta Família RB dos segmentos, que tem como objetivo compartilhar de forma mais detalhada a proposta pedagógica desenvolvida em nosso Colégio, com pais e responsáveis, fortalecendo a parceria entre a família e a escola.
O evento foi aberto pelo coordenador do Ensino Médio, Nelson Mortean, que explicou aos presentes sobre o programa Conecta Família RB e as expectativas alinhadas a ele. Em seguida, ele abordou a importância do exercício moral e ético na formação dos adolescentes: “Nós queremos formar pessoas que fazem boas escolhas, mesmo quando ninguém está olhando”.
Por fim, ele fez a seguinte pergunta aos pais: “Em uma palavra, o que esperam para o futuro dos seus filhos?”, os quais compartilharam seus pontos de vista em uma nuvem de palavras. As respostas variaram entre autonomia, caráter, felicidade, conquistas e outras virtudes.
Cíntia Capellato, coordenadora pedagógica dos Anos Finais, discorreu a respeito do papel da educação socioemocional na escola, em contraposição a um ensino exclusivamente conteudista. Estimular o pensamento crítico e a inteligência emocional são propostas do Colégio e apontadas como fatores essenciais à educação contemporânea pela UNESCO e BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Liziane Paccola, orientadora educacional do EF-6 e EF-7, apresentou o Programa RB Convivência, em atividade no Colégio desde 2021: “O seu foco é promover a convivência saudável dentro das salas de aula, trabalhando valores como empatia, respeito e diálogo”. Liziane ainda enfatizou a necessidade que os jovens, em especial da faixa etária desses segmentos, têm de estrutura e apoio, os quais devem ser fornecidos no Colégio e em casa, em harmonia e cooperação.
Ana Marina Villela, orientadora do EF-8 e EF-9, apresentou aos pais as etapas que constituem a resolução de conflitos, pelas Orientadoras Educacionais: “Primeiro, o fato é reconstituído e as intenções e resultados são analisados em conjunto, por ambas as partes. Em seguida, é feito um exercício de empatia, de “colocar-se um no lugar do outro”. Por fim, os danos são reparados e restabelecidos os vínculos positivos”.
Daniella Serrano, orientadora do Ensino Médio, focou na importância de promover oportunidades do desenvolvimento da autonomia nos adolescentes, relacionando as fases do desenvolvimento ao que se espera das atitudes dos jovens ao se relacionarem, ressaltando a conexão entre autoestima e autonomia.
Para fechar o encontro, Liziane compartilhou dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia: elogiar atitudes éticas, realizar a escuta ativa em diálogos, estabelecer regras com sentido, estabelecer consequências justas e incentivar a solidariedade.
Ao término do encontro, foi aberto espaço para perguntas e comentários dos convidados, que contribuíram com indagações e sugestões práticas.




















































