Plano RB – Aula Presencial 2021

Palavra da Equipe Gestora

Quando as primeiras informações sobre o coronavírus chegaram, no início do ano passado, não imaginávamos que esse vírus nos afetaria de forma tão significativa e causaria tanto impacto em nossas vidas e na organização da sociedade. No dia 11 de março de 2020, a OMS declarou pandemia do novo coronavírus. O isolamento social e a suspensão das aulas foram medidas preventivas adotadas em todo o mundo. Ainda assim, a expectativa era que, em breve, tudo voltaria ao normal. Como sabemos, hoje, não foi bem assim! 

No Colégio Rio Branco, de imediato, adotamos as aulas on-line e todos se adaptaram a esta nova realidade. Dizer que foi fácil não é verdade, pois professores, alunos e familiares tiveram que adequar-se ao novo cenário em um tempo muito curto para situações impensadas até então. Com dedicação, empenho e muito trabalho colaborativo, conseguimos  encontrar soluções possíveis e viáveis diante dos novos desafios.

A retomada das atividades aconteceu no modelo híbrido, parte dos alunos no on-line e parte no presencial, de acordo com a opção feita pelas famílias por meio de pesquisa.  

Para que a atividade escolar seja a mais segura possível e de qualidade, precisamos da colaboração de todos os envolvidos, cada um fazendo a sua parte e cuidando para que, juntos, possamos conviver de forma tranquila e segura.

O Plano RB – Aula Presencial 2021 tem como objetivo iniciar as atividades presenciais de forma organizada e a mais segura possível em seu campus, priorizando a saúde e a vida das pessoas. 

Nesse início de ano, precisamos resgatar um objetivo importante no planejamento que nos dará tranquilidade para a retomada: a responsabilidade compartilhada.

  • Responsabilidade compartilhada significa o envolvimento e o compromisso de todos com o cuidado consigo, com o outro e com a coletividade. A convivência nessa nova realidade exige que sejamos responsáveis e solidários uns com os outros, cuidando e respeitando para que as novas regras de convivência proporcionem um ambiente saudável e tranquilo para todas as pessoas da comunidade escolar: alunos, professores, colaboradores e familiares.

Estamos ansiosos para iniciar um novo ano escolar e trabalhamos bastante, de forma cuidadosa, para que a retomada aconteça da melhor forma possível, dentro das novas condições de uso dos espaços coletivos. A recepção dos alunos será acolhedora e cuidadosa por parte de todos. As ações e atitudes devem ser realizadas com leveza e alegria, criando um ambiente acolhedor. O objetivo das medidas sanitárias adotadas é criar uma barreira para a entrada do coronavírus e outras patologias no ambiente escolar. Para isso, contamos com a colaboração de todos!

Para ter o suporte de uma equipe de saúde na adequação do colégio para o retorno ao presencial, o Colégio Rio Branco firmou parceria com a empresa Qualifica Consultoria Escolar e Saúde, especialista na assessoria em saúde e segurança escolar. Vale ressaltar que a empresa Qualifica já trabalhava conosco, fazendo a formação e o treinamento em primeiros socorros dos alunos, professores e funcionários.


Os
Protocolos de Biossegurança, acessíveis no final destas orientações, estão em conformidade com as normativas técnicas dos órgãos competentes nacionais e internacionais (Anvisa, Ministério da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Protocolos Sanitários do Estado de São Paulo, OPAS/OMS, UNICEF, dentre outros). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define o conceito de biossegurança como: “um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.

É importante lembrar que as medidas adotadas estão constantemente sendo aprimoradas e reavaliadas. Se necessário, serão mudadas ou flexibilizadas, interrompidas ou substituídas, dependendo das pesquisas e descobertas científicas em andamento ou mesmo de remédios e vacinas que venham a ser aprovados pelos órgãos responsáveis. Portanto, trata-se de um plano sujeito a adequações e alterações mediante divulgação de novas informações que possam elucidar o entendimento sobre o combate à COVID-19.

Para o início do ano letivo de 2021, o cronograma das atividades presenciais segue as orientações e determinações das autoridades de saúde e educação, responsáveis por essas decisões. 

O Colégio Rio Branco é uma escola privada, mas sujeita à legislação das autoridades públicas de saúde e educação e deve respeitar e cumprir as determinações estabelecidas por elas. Portanto, alguns protocolos não são facultativos, mas obrigatórios para todas as pessoas no recinto escolar.

A equipe de Orientação Educacional fará o trabalho de recepção, acolhimento e acompanhamento dos alunos neste início de ano.

Sabemos que há uma preocupação natural com os conteúdos e se o aprendizado foi significativo ou não ao longo dessa nova realidade. Entretanto, não podemos esquecer que estamos em um período de pandemia, com mudanças drásticas nas relações interpessoais. Nesse início, além de acolher emocionalmente nossas crianças e jovens, vamos estimular que descubram suas potencialidades e capacidade para enfrentar mais esse desafio. Acreditamos que vale educar para a compreensão e para colaboração, educar para paz, consigo mesmo e com aqueles que nos rodeiam.

Esse novo cenário precisa ter como prioridade um olhar sensível, não somente ao sistema educacional, mas para a necessidade de acolhimento, que será nossa premissa básica. Será preciso cuidar de cada educando considerando suas experiências e os diversos desdobramentos vividos ao longo desse processo. Esse olhar já pautava muitas de nossas ações e agora, diante da pandemia, não poderia ser diferente.

Definição da data e condições

O início do ano letivo de 2021 está previsto para o dia 25/01. A classificação da fase sanitária em que se encontra o município de Campinas é definida de tempos em tempos pelo governo estadual. O Plano SP define os percentuais de alunos que podem estar no presencial de acordo com as fases. Essas definições dependem das decisões das autoridades de saúde e educação e estão sujeitas a mudanças e revisões.

Preparação para as aulas presenciais
  • Consulta às famílias sobre o retorno ao presencial

No período de 15 a 19/01, foi realizada uma consulta com as famílias para a definição dos alunos que voltarão ao presencial e em quais turmas haverá necessidade de rodízio.

  • Organização das turmas

A organização das turmas levará em consideração os seguintes critérios:

  • o resultado da pesquisa realizada com as famílias;
  • o distanciamento obrigatório de 1,5m aplicado no espaço físico das salas do colégio;
  • a definição da fase (classificação sanitária) em que se encontra o município de Campinas e o respectivo percentual de alunos estabelecido no Plano SP.

IMPORTANTE: além do critério de fases e percentuais de alunos permitidos em cada cada fase, outro critério é o distanciamento social de 1,5m, obrigatório nos protocolos sanitários e aplicado no espaço físico das salas do Colégio.

Esses critérios irão definir a necessidade de rodízio de alunos e o número de turmas necessárias em cada uma das classes.

  • Rodízio semanal

Considerando as necessidades e os benefícios pedagógicos e a obrigatoriedade do monitoramento das condições de saúde dos alunos, a Equipe Pedagógica definiu que, nas turmas em que o rodízio for necessário, será feito semanalmente.

  • Alteração do on-line para o presencial e vice-versa

As alterações em relação à frequência on-line ou presencial poderão ser feitas mediante o preenchimento do formulário de solicitação que será disponibilizado. Dessa forma, aqueles que optarem por manter os filhos nas aulas on-line só poderão alterar a decisão para o retorno ao presencial a cada mês. Posteriormente, esse processo será reavaliado em seu prazo. A família que optou pela frequência presencial e desejar solicitar alteração para o on-line poderá fazê-la a qualquer momento. Ressaltamos que qualquer mudança na decisão da família precisa ser informada ao colégio por meio do preenchimento do formulário.

  • Horário das aulas

As aulas permanecerão com duração de 40 minutos. Essa medida leva em consideração o aluno que estará em casa acompanhando as aulas virtualmente, os alunos no presencial usando máscaras e a necessidade de assegurar um intervalo entre o período da manhã e da tarde que viabilize a limpeza e higienização das salas.

Horário da Educação Infantil e Ensino Fundamental I:
Manhã Início Final Tarde Início Final
Horário 07:30 12:10 Horário 13:15 17:55

 

Horário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio:
Período – Manhã Período – Tarde
Início Final Início Final
1ª aula 07:15 07:55 1ª aula 13:15 13:55
2ª aula 07:55 08:35 2ª aula 13:55 14:35
Intervalo 08:35 08:50 Intervalo 14:35 14:50
3ª aula 08:50 09:30 3ª aula 14:50 15:30
4ª aula 09:30 10:10 4ª aula 15:30 16:10
Intervalo 10:10 10:30 Intervalo 16:10 16:30
5ª aula 10:30 11:10 5ª aula 16:30 17:10
6ª aula 11:10 11:50 6ª aula 17:10 17:50
7ª aula 11:50 12:30 7ª aula 17:50 18:30

 

  • Aulas no contraperíodo

As aulas de línguas (alemão e espanhol), plantões e reforços, aulas temáticas, aulas de livros, RB SAT, RB Alta Performance, RB CHAVE, Assessoria Internacional e demais atividades pedagógicas agendadas no contraperíodo acontecerão em sistema on-line, pelo Google Meet. A medida visa a evitar a permanência do aluno na escola no contra período. 

As aulas integrantes da grade obrigatória do currículo  do 3º ano do Ensino Médio (Educação Física, Sociologia e Geopolítica) permanecerão no período da tarde de forma híbrida.

As aulas de Apoio Pedagógico do EF I no contra período estão suspensas. A professora de apoio estará disponível para auxiliar alunos com dificuldades pedagógicas identificadas junto às professoras polivalentes.

  • Acesso de pais e responsáveis ao recinto escolar

Os pais devem acompanhar os filhos somente até o portão de entrada, para evitar excesso de circulação e risco de contaminação do ambiente escolar. Os atendimentos deverão ser previamente agendados. Daremos preferência para os atendimentos on-line com agendamento. Em caso de necessidade, para entrar no colégio, os responsáveis deverão se identificar e passar pelo processo de desinfecção.

  • Apoio da família

Familiares terão papel fundamental na retomada das atividades escolares presenciais, orientando seus filhos e certificando-se de que cumpram os protocolos necessários e tenham atitudes responsáveis.

  • Alunos

No início das aulas, todos os alunos passarão por um processo de orientação sobre procedimentos de higiene pessoal, compartilhamento de objetos de uso individual e coletivo, espaços comuns e atitudes de convivência na nova realidade. 

Esse contexto favorece que as crianças e os jovens exercitem importantes habilidades para tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis, além da possibilidade de serem poderosos agentes de transformação da sociedade. A crise do novo coronavírus deve ser uma importante oportunidade para todos aprenderem a cultivar atitudes de solidariedade e resiliência e contribuir para a construção de uma comunidade mais segura e empática.

 

Capacitação das Equipes

Na semana de planejamento, as equipes docentes e técnico-administrativas receberam o Curso de Primeiros Socorros, atualizado ao novo contexto da pandemia, ministrado pela equipe da Qualifica Consultoria Escolar e Saúde.

O RH fará o controle sistemático e diário da saúde de todos os colaboradores, mediante o preenchimento de formulário específico. Os funcionários que apresentarem sintomas para covid-19 passarão por exame laboratorial.

A equipe de limpeza está treinada para realizar a higienização dos ambientes escolares com a pulverização.

O Colégio Rio Branco possui uma ampla área de convivência, o que permite organizar as atividades escolares, recreativas e as aulas de Educação Física sem gerar aglomerações. Todos os ambientes da escola serão reorganizados para mantermos o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Entrada dos alunos

Para evitar aglomerações, a entrada dos alunos será distribuída entre as 3 portarias existentes em nossa escola e de acordo com o segmento e série em que estão matriculados. Mesmo os irmãos deverão respeitar essa distribuição. Os mesmos serão previamente orientados e informados sobre a portaria que deverão utilizar no retorno ao presencial. Para acessar a escola, todos os estudantes deverão se posicionar em fila, respeitando a demarcação existente. Durante o trajeto, passarão pelo procedimento de aferição de temperatura e desinfecção das mãos e calçados.

  • Portaria da Educação Infantil e 1º Ano – entrada somente dos alunos deste segmento.
  • Portaria Principal (Rua Antônio Zaine) – entrada somente dos alunos do 2º ao 5º ano.
    • Alunos do EFI (2º ao 5º ano): No período matutino, os alunos devem dirigir-se diretamente para a sala de aula. No período vespertino – a porta de acesso ao prédio do Fundamental I será aberta  às 13h10. Os alunos que chegarem antes, serão acomodados nos espaços livres e acompanhados pelos estagiários e monitores do segmento: pátio, gramado em frente ao quiosque e demais espaços livres ao redor do prédio (dependendo da disponibilidade diária).
  • Portaria 2 (Rua Cecília Feres Zogbi) – entrada dos alunos do 6º ano ao Ensino Médio.
    • Nos dois períodos, os alunos devem dirigir-se diretamente para a sala de aula, evitando a circulação pelo colégio.
Procedimento de entrada

Os adultos acompanhantes não devem ultrapassar o portão de entrada. O aluno entrará em fila, respeitando a demarcação do piso e a ordem de chegada. O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no ambiente escolar. 

Na entrada, o aluno terá a temperatura aferida com termômetro sem contato. Para ser autorizado a entrar, o aluno deve estar com a temperatura até 37,5º. Com temperatura acima de 37,5º não será autorizado a entrar. Na sequência, deverá proceder a higienização das mãos com álcool em gel 70% e passar pelo tapete de desinfecção dos calçados. Após esses procedimentos, o aluno deve dirigir-se à sua sala de aula.

Atenção: esses procedimentos serão adaptados, na medida da necessidade, com as crianças da Educação Infantil e 1º Ano.

Salas de Aula

As salas de aula foram organizadas e demarcadas respeitando o distanciamento de 1,5 m entre os alunos da mesma fileira e entre as fileiras. As salas serão mantidas ventiladas, com as janelas e portas abertas. Todas as salas de aula do Rio Branco têm um dispenser de álcool em gel 70% na porta. Na sala, estará disponível um spray com produto sanitizante para a desinfecção de superfícies e eletrônicos, além de pano descartável.

Ensino híbrido – as aulas serão no modelo híbrido, com alunos no presencial e no remoto, via Google Meet. A metodologia combina aprendizado presencial e on-line valorizando e mantendo a interação entre pares e entre aluno e professor. As salas estão preparadas com recursos multimídia para essa transmissão. Além dos recursos já existentes, foram instaladas webcams com qualidade de imagem full hd e microfone condensador. A rede de internet para essa finalidade é cabeada no padrão internacional, com interligação por fibra óptica, e link dedicado para suportar com qualidade a transmissão das aulas ao vivo.

A Educação Infantil, por atender crianças pequenas, traz desafios diferentes das outras etapas da educação básica no processo de reabertura, que devem ser levados em consideração. Para os alunos que permanecerem em casa, os professores continuarão fazendo as publicações nos sites das turmas e os encontros on-line, via ferramentas Google.

Ensino Fundamental I

  • 1° ao 5º ano

Considerando as especificidades da faixa-etária e o tempo de exposição aos recursos digitais, todo planejamento e modelo de aulas garantem a equidade para os alunos dos status presencial e on-line. Ressaltamos que serão garantidos os mesmos objetivos de aprendizagem, conteúdos, habilidades e contato com os professores para ambos os status.

O modelo considera aulas paralelas e transmissões simultâneas, valorizando e mantendo a interação entre pares, alunos e professores . Nas aulas paralelas, os professores polivalentes e de Inglês dedicam algumas aulas da semana exclusivamente para alunos em status on-line, enquanto outros professores da equipe acompanham alunos presentes na escola. Desta forma todas as crianças, no presencial e no remoto (2º ao 5ª ano), seguirão o horário disponibilizado no classroom e para  alunos do 1º ano, nos sites das turmas.

Intervalos – aproveitando o amplo espaço externo do Colégio, os intervalos foram organizados por segmento   e cada turma terá um espaço demarcado e reservado, devendo os alunos manter o distanciamento entre si. Os monitores, professores substitutos e estagiários farão o monitoramento e orientação sempre que necessário.

Aulas de Educação Física – serão realizadas ao ar livre, respeitando o mesmo distanciamento de 1,5 m entre os alunos, com atividades que não envolvam contato físico.

Aulas de Arte e Música – podem ser realizadas nas salas ou ao ar livre respeitando o distanciamento de 1,5 m entre os alunos. Os materiais de uso coletivo serão desinfetados a cada novo uso.

Eventos proibidos – em cumprimento à determinação governamental, fica proibida a realização de atividades presenciais como feiras, palestras, seminários, competições e campeonatos esportivos, comemorações, assembleias e reuniões de pais etc.

Biblioteca estará aberta no horário regular de funcionamento, respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas. Seguirá ainda as seguintes regras: os livros serão recebidos com luvas e acomodados em uma estante separada para este fim; esses livros não entrarão em circulação pelos próximos 5 dias. Após esse período, serão higienizados e liberados para novo empréstimo. Daremos prioridade para o uso de livros digitais. Os chromebooks disponíveis na Biblioteca serão higienizados após cada uso.

Laboratórios o uso dos laboratórios respeitará o distanciamento de 1,5m e todas as demais medidas de prevenção previstas no protocolo. Os professores farão a adequação das atividades para evitar o contato e o uso de materiais comuns. 

Salas de Línguasdevem respeitar o distanciamento de 1,5m e todas as medidas previstas nos protocolos.

Cantina Escolar – o uso da cantina já era escalonado por segmento e passará a ser por série também, com organizador de filas e demarcação de distanciamento no chão.

Restaurante – a empresa Sanutrin, que administra o restaurante, elaborou um protocolo rigoroso de operação. O espaço foi organizado respeitando os protocolos.

Sala dos Professores – O uso da sala dos professores será limitado a grupos pequenos, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento entre as pessoas. Manter o ambiente bem ventilado com as janelas e porta abertas e seguir os protocolos de biossegurança.

  • RB+

Estamos planejando retomar as aulas do período integral no dia 01/02. As turmas serão reduzidas e as atividades serão distribuídas preferencialmente em ambientes abertos. Enviaremos mais informações às famílias matriculadas antes do início das aulas.

  • Cursos Extracurriculares

As atividades extracurriculares estão previstas para reiniciar no dia 01/03. Até lá enviaremos mais informações sobre os cursos disponíveis e o processo de inscrição. As atividades serão realizadas respeitando os protocolos sanitários.

É obrigatório o uso de máscara por todas as pessoas dentro do ambiente escolar. É recomendado o uso de máscara no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a escola. Recomendamos que os alunos tragam três máscaras para uso diário, acondicionadas em um saco plástico tipo zip e outro para as máscaras utilizadas, ambos identificados com o nome e turma do aluno. Estão disponíveis lixeiras específicas para o descarte de máscaras.

Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% ao entrar e sair da escola, ao entrar e sair da biblioteca e antes das refeições. É recomendável lavar as mãos após tossir, espirrar, usar o banheiro, tocar em dinheiro, manusear alimentos cozidos, prontos ou in natura, manusear lixo ou objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum e antes e após a colocação da máscara.

Todas as salas do Colégio têm um dispenser de álcool em gel 70% na porta podendo e devendo ser utilizado sempre que necessário. Todas as salas terão à disposição um spray com produto saneante para desinfecção de superfícies e eletrônicos.

Cada aluno deve ter seu recipiente de água. Os bebedouros poderão ser utilizados apenas para encher os recipientes. Ao lado de cada bebedouro, está disponível um dispenser com álcool em gel 70%. Os bicos para beber água diretamente no bebedouro foram retirados.

Os objetos compartilhados devem ser higienizados antes do uso. É recomendado não compartilhar aparelhos eletrônicos, principalmente o celular e fones de ouvido etc.

É recomendado manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios.

É recomendada a utilização de calçado fechado por causa de higienização na entrada (pedilúvio).

Os funcionários farão uso de equipamentos de EPIs de acordo com a atividade, principalmente na limpeza, troca de lixo, manuseio de livros e aferição de temperatura, respeitando as determinações dos protocolos.

Serão higienizados os prédios, as salas de aula e, principalmente, as superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.

Serão higienizados os banheiros, lavatórios e vestiários antes da abertura, após o fechamento, após cada intervalo e sempre que necessário.

O lixo será removido, após cada turno de aula, e descartado com segurança.

Todos os ambientes serão mantidos ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras.

Na medida do necessário, as Equipes Pedagógicas encaminharão informações detalhadas sobre as especificidades de cada segmento.

Na retomada da rotina escolar, os alunos terão aulas virtuais com informações sobre o COVID-19 e orientações sobre os procedimentos e comportamentos necessários para uma convivência saudável e segura nesta nova realidade. Esse trabalho será permanente, até que os novos hábitos estejam incorporados. 

Toda a área escolar está sinalizada com orientações básicas e procedimentos necessários para prevenção da COVID-19 (distanciamento social, higienização das mãos e comportamentos positivos de higiene).

Comunicação da escola – os casos suspeitos ou testados positivos para Covid-19, no ambiente presencial, serão comunicados aos alunos e famílias envolvidas, por e-mail e, prioritariamente, por aplicativo. 

Comunicação da família – os alunos que estiverem frequentando as aulas presenciais e apresentarem sintomas para Covid-19, a família deve comunicar a escola, por telefone ou e-mail, assim que tiver o diagnóstico. 

O atendimento ao público será feito prioritariamente por meios digitais (telefone ou Meet do Google). As famílias devem atualizar as informações cadastrais da escola (telefone, endereço, e-mail), enviando e-mail com o título ATUALIZAÇÃO CADASTRAL com as mudanças para secretaria@riobranco.org.br

Ficha Médica do Aluno – deve ser atualizada antes do reinício das aulas presenciais e sempre que houver alguma mudança na condição de saúde do aluno. A carteira de vacinação deve estar atualizada com as vacinas obrigatórias, principalmente com a vacina para influenza (gripe). Para atualizar a Ficha Médica do Aluno, siga o passo a passo:

  • Acesse a área restrita do site riobranco.org.br/area-restrita/;
  • Faça login com o CPF do responsável e senha cadastrada;
  • Clique em Educacional / Acadêmico / URLs/SENHAS;
  • Depois clique em Ficha Informativa de Saúde.

Aferição de temperatura – todas as pessoas que adentrarem a escola terão a temperatura aferida com termômetro sem contato (infravermelho). Caso a temperatura esteja acima de 37,5°C, os pais serão informados e orientados a buscar atendimento médico, se necessário. As crianças e adolescentes com sintomas para covid-19 aguardarão na sala de isolamento da Enfermaria até que pais ou responsáveis possam buscá-los.

Antes de ir ao Colégio – os pais ou responsáveis devem aferir a temperatura corporal dos filhos antes da ida para o colégio e ao retornar. Caso a temperatura esteja acima de 37,5°C, a recomendação é ficar em casa e monitorar as condições de saúde. O aluno não deve ir para a escola até que seja liberado pelo médico.

Pessoas com sintomas – não será permitida a permanência de pessoas sintomáticas para COVID-19 nas dependências do colégio.

No caso de alunos, os pais ou responsáveis serão informados e devem buscar o aluno, que será orientado a aguardar na sala de isolamento da Enfermaria. As famílias também serão orientadas a procurar o serviço de saúde. 

No caso de professores ou funcionários, eles serão imediatamente afastados do trabalho e passarão por exame laboratorial sob responsabilidade do Colégio.

Os casos suspeitos deverão permanecer em isolamento domiciliar por 10 dias, a partir do início dos sintomas. Se o diagnóstico for negativo, poderão voltar imediatamente às atividades.

Nas situações em que há apenas suspeita, não haverá suspensão das atividades escolares, pois há outras infecções respiratórias que se assemelham aos sinais e sintomas de Covid-19. A escola, após confirmação criteriosa da informação, encaminhará comunicado para as famílias.

Pessoa que testar positivo

Se um aluno testar positivo para Covid-19, todos os estudantes da turma a qual pertence deverão ficar em isolamento por 14 dias e não frequentar a escola. 

Se um professor ou funcionário testar positivo para Covid-19, será realizado o rastreamento das pessoas de contato e recomendado que estas fiquem em isolamento por 14 dias, além de procurarem atendimento de saúde. O protocolo para avaliar se houve contato é ter permanecido mais de 15 minutos, a menos de 1,5m e sem máscara com a pessoa positivada.

A escola, após confirmação criteriosa da informação, encaminhará comunicado para as famílias.

A equipe do segmento e a enfermaria serão responsáveis por controlar os casos sintomáticos, trocando informações. O contato com a família será feito pelo segmento.

Grupo de risco – pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ficar em casa e realizar as atividades remotamente.

Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes em grupo de risco (todos os alunos com diferentes comorbidades/doenças preexistentes e com desenvolvimento neuro-psico-social atípico) devem, preferencialmente, mantê-los em casa, com realização de atividades remotas. A equipe de Educação Inclusiva irá avaliar caso a caso sobre a possibilidade de realizar atividades presenciais.

Enfermaria

No período de quarentena, o Colégio fez uma reforma geral da Enfermaria, ampliando o espaço para duas salas, isoladas uma da outra. A nova sala possui um banheiro com ducha e está equipada com leito. Os móveis e equipamentos foram trocados, deixando o espaço mais adequado para o atendimento geral.

Medicar Emergências Médicas: o colégio mantém convênio com a Medicar para atendimento de urgência e emergência. Toda a área do colégio é considerada área de proteção. Lembrando sempre que a Medicar necessariamente remove as urgências e emergências para o hospital indicado pela Central de Regulação de Vagas do SUS.

A circulação dos alunos pelo campus será restrita de acordo com o espaço definido para cada segmento.

Nenhum aluno deve permanecer nas dependências da escola não tendo uma atividade pré definida, planejada e com supervisão. Caso ocorra alguma situação, a família será solicitada a buscar o aluno imediatamente.

Transporte Escolar

A recomendação é que o veículo seja higienizado a cada viagem, o ambiente seja mantido ventilado e as crianças utilizem máscara durante todo o trajeto. 

Serviços Terceirizados
  • Serviço de Limpeza – Empresa InService

A empresa InService, que realiza o serviço de limpeza do Colégio Rio Branco, elaborou e já apresentou um protocolo detalhado dos procedimentos de limpeza dos ambientes.

  • Serviço de Segurança – Empresa IRON

A empresa de segurança seguirá rigorosamente os protocolos internos do Colégio.

Para acessar os protocolos de biossegurança elaborados pela empresa Qualifica Consultoria Escolar e Saúde, clicar aqui.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

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