RB Informa

A árvore maravilhosa

Projeto Literário dos alunos do 2º ano

Autor: John Kilaka

Editora: Martins Fontes

Série: 2º ano

Professoras
Maria Helena Duzzi
Silvia Elaine Grande
Talita Zanfelice de Souza
Cristiane Grassi
Renata Capovilla
Viviane Amaro

Professora substituta
Mariana Cano

 

O projeto

O livro “A árvore Maravilhosa” é o disparador para um projeto sobre a influência africana no Brasil. Trabalharemos, a partir dele, diversas faces da cultura de nosso país.  Utilizaremos diversos recursos para propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar, de forma dinâmica e lúdica, realidades que parecem distantes.

Conhecer a história que une Brasil e África significa resgatar e preservar  tradições daqueles que contribuíram para que chegássemos onde estamos hoje. É uma oportunidade de compreender, inclusive, a nossa própria identidade.

Além da parte cultural, a mensagem transmitida pelo livro é de grande importância para essa fase de construção da autonomia moral e de valores, o que fica dessa leitura é a necessidade de união entre os povos e valorização de cada indivíduo.

Com as crianças faremos uma “viagem” para a Tanzânia, será uma experiência rica, prazerosa, divertida e de grande valor.

 

Sinopse

Por muito tempo, pequenos e grandes animais viviam unidos e felizes. Mas faltou a chuva e a terra ficou tão seca que eles não tinham mais o que comer. Foi quando encontraram uma árvore enorme, que, mesmo sem chuvas, estava carregada de frutas maravilhosas. Todas elas pareciam estar bem suculentas e exalavam um perfume delicioso, porém não caíam no chão de jeito nenhum.

Nem mesmo os animais grandes conseguiam colhê-las. Todos chacoalhavam e sacudiam a grande árvore com muita força, mas não havia meio de cair uma frutinha sequer. A cada dia mais famintos, os animais se reuniram para tentar chegar a uma solução. Por sorte, a pequena coelha teve uma boa ideia.

Uma história tradicional africana recontada e ilustrada com cores vibrantes – no estilo tingatinga – pelo artista Jonh Kilaka, da Tanzânia.

 

John Kilaka

Nasceu no dia 04 de novembro de 1966 em Sumbawanga, no sudoeste da Tanzânia. Seu sonho sempre foi de ser artista, então, quando entrou na escola em 1977, ficou feliz ao encontrar papel, lápis e giz de cera para colocar toda a sua criatividade à mostra. Em 1987, Kilaka foi aconselhado por seu irmão a se mudar para a cidade de Dar es Salaam, onde poderia aprimorar seus estudos em arte e, em 1990, ele começou a aprender sobre a pintura Tingatinga, um estilo artístico típico da Tanzânia que traz imagens muito coloridas da vida em comunidade e da natureza. […] Hoje o autor trabalha com outros pintores no Village Museum, sua oficina e também galeria e faz especialização em quadrinhos.

Referência: http://www.emartinsfontes.com.br/arvore-maravilhosa-a-p16703/

Acesso em 18/09/2017

 

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo