Ensino Fundamental I
No Ensino Fundamental I, as aulas são estruturadas com atividades diversificadas, desenvolvidas especificamente para o trabalho dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, inicia-se a introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos no processo de ensino aprendizagem e ao trabalho colaborativo.
Proposta Pedagógica
No Ensino Fundamental I, o aluno começa a consolidar a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens imprescindíveis para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da expressão e da autoria. O ensino e a aprendizagem estão centrados no desenvolvimento de competências e habilidades, e as aulas são planejadas de acordo com a capacidade dos alunos em mobilizar recursos, resolver situações complexas e relacioná-las interdisciplinarmente.
O planejamento pedagógico é idealizado com o objetivo de integrar os conteúdos aos recursos tecnológicos, introduzindo a consciência digital. Os ambientes virtuais de aprendizagem favorecem a interação, a cooperação e a colaboração entre os alunos, o que os leva a adotar uma postura de compartilhamento do desejo de planejar, de construir e de aprender, e, ao mesmo tempo, a apostarem no trabalho colaborativo.
Considerando que a formação do indivíduo ultrapassa os aspectos cognitivos, visamos constantemente o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos, realizando intervenções diretas (nos momentos em que ocorrem os conflitos diários) e indiretas (que se referem às ações preventivas e formativas planejadas constantemente).
Habilidade cognitivas e consciência digital
Aulas com atividades desenvolvidas especificamente para o trabalho de oralidade, leitura e escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, damos introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos.
GOOGLE for education
Integramos os conteúdos dos componentes curriculares aos recursos digitais disponíveis por meio da plataforma Google for Education.
Filosofia
Um diferencial do colégio Rio Branco é a Filosofia que começa nas turmas de 2º ano.
Inglês
Organizada com carga horária estendida, com cinco aulas semanais, para que os alunos tenham maior contato com a língua, a disciplina é trabalhada de maneira integrada aos demais componentes curriculares.
Projetos do Ensino Fundamental I
Cada ano do Ensino Fundamental I prevê atividades e projetos específicos que envolvem diversas disciplinas e permitem ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho colaborativo.
Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!
Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.