Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I, as aulas são estruturadas com atividades diversificadas, desenvolvidas especificamente para o trabalho dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, inicia-se a introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos no processo de ensino aprendizagem e ao trabalho colaborativo.

Reproduzir vídeo

Proposta Pedagógica

No Ensino Fundamental I, o aluno começa a consolidar a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens imprescindíveis para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da expressão e da autoria. O ensino e a aprendizagem estão centrados no desenvolvimento de competências e habilidades, e as aulas são planejadas de acordo com a capacidade dos alunos em mobilizar recursos, resolver situações complexas e relacioná-las interdisciplinarmente.

O planejamento pedagógico é idealizado com o objetivo de integrar os conteúdos aos recursos tecnológicos, introduzindo a consciência digital. Os ambientes virtuais de aprendizagem favorecem a interação, a cooperação e a colaboração entre os alunos, o que os leva a adotar uma postura de compartilhamento do desejo de planejar, de construir e de aprender, e, ao mesmo tempo, a apostarem no trabalho colaborativo.

Considerando que a formação do indivíduo ultrapassa os aspectos cognitivos, visamos constantemente o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos, realizando intervenções diretas (nos momentos em que ocorrem os conflitos diários) e indiretas (que se referem às ações preventivas e formativas planejadas constantemente).

13_ParqueEFI (3)-min13_ParqueEFI (3)-min
13_ParqueEFI (5)-min13_ParqueEFI (5)-min
08_EnsinoFundamentalI (2)-min08_EnsinoFundamentalI (2)-min
08_EnsinoFundamentalI (1)-min08_EnsinoFundamentalI (1)-min
Salas_de_Aula_EFI-minSalas_de_Aula_EFI-min
IMG_9774-2-minIMG_9774-2-min
IMG_0063-2-minIMG_0063-2-min
Cópia de 20211130-IMG_5227-minCópia de 20211130-IMG_5227-min

Aprendizagem socioemocional

Habilidade cognitivas e consciência digital

Aulas com atividades desenvolvidas especificamente para o trabalho de oralidade, leitura e escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, damos introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos.

GOOGLE for education

Integramos os conteúdos dos componentes curriculares aos recursos digitais disponíveis por meio da plataforma Google for Education.

Filosofia

Um diferencial do colégio Rio Branco é a Filosofia que começa nas turmas de 2º ano.

Inglês

Organizada com carga horária estendida, com cinco aulas semanais, para que os alunos tenham maior contato com a língua, a disciplina é trabalhada de maneira integrada aos demais componentes curriculares.

Projetos do Ensino Fundamental I

Cada ano do Ensino Fundamental I prevê atividades e projetos específicos que envolvem diversas disciplinas e permitem ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho colaborativo.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

RB Informa

Resumo: Neste trimestre, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I aprenderam sobre o circuito elétrico na disciplina de Ciências da Natureza. Para enfatizar o que foi aprendido, eles participaram de uma aula...
Resumo: Mais de 2.000kg de alimentos! Essa foi a quantia que os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I arrecadaram na primeira semana dos jogos das Olimpíadas RB. Durante a realização dos jogos da...
Resumo: Vem aí o Musik Fest 2022, o Festival Musical do Colégio para os alunos das turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I! Este ano o festival contemplará as categorias abaixo nas línguas alemã, inglesa...
Resumo: No Ensino Fundamental I, as aulas são estruturadas com atividades diversificadas, desenvolvidas especificamente para o trabalho dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas.