O Colégio

160 anos dedicados à educação.

O Colégio Rio Branco Campinas foi fundado em 1863 por uma associação de pais imigrantes alemães. É uma das escolas laicas mais antigas do Brasil ainda em funcionamento! A filosofia do Colégio preserva e respeita sua tradição, mas incorpora em sua metodologia novas tecnologias digitais, desenvolve nos alunos competências acadêmicas e socioemocionais, preparando-os para os desafios da vida como cidadãos autônomos e responsáveis.
Reproduzir vídeo

Bem-estar em uma área de 40 mil m² e eficiência no ensino remoto

Localizado em uma área de 40 mil m² no distrito de Barão Geraldo, próximo à Unicamp, o Colégio Rio Branco Campinas conta com diversos espaços de convivência como parques, ampla biblioteca física e digital, cantina, laboratórios, salas ambiente e quadras poliesportivas, salas de aula equipadas com tecnologia multimídia e chromebooks, além de um link dedicado e robusto de internet e ampla cobertura por rede wi-fi. Esse conjunto possibilita o constante contato com a natureza e uma aprendizagem ativa e significativa.
Todos os nossos ambientes de aprendizagem como parques, laboratórios, salas de aula, biblioteca, etc, favorecem a interação, a cooperação, a convivência e a colaboração entre os alunos.

Conheça nossa Infraestrutura

ParqueEI (5)-minParqueEI (5)-min
Campo-minCampo-min
Patio (2)-minPatio (2)-min
Pergolado (3)-minPergolado (3)-min
Pergolado (2)-minPergolado (2)-min
Cópia de 07_EnsinoInfantil (4)-minCópia de 07_EnsinoInfantil (4)-min
EnsinoInfantil (3)-minEnsinoInfantil (3)-min
EnsinoFundamentalII (2)-minEnsinoFundamentalII (2)-min
EnsinoMedio (2)-minEnsinoMedio (2)-min
Portaria2-minPortaria2-min
Biblioteca_01-minBiblioteca_01-min
Auditorio-minAuditorio-min
04_Biblioteca (2)-min04_Biblioteca (2)-min
04_Biblioteca (1)-min04_Biblioteca (1)-min

Diferenciais Pedagógicos

Google

1ª Escola de referência Google em Campinas e 12ª no Brasil, reconhecida pela excelência na utilização das ferramentas Google for Education.

GOOLE FOR
EDUCATION

Equipe com certificação Google for Education comprovando o nível de conhecimento dos nossos educadores no uso das ferramentas Google.

FORMAÇÃO
BILÍNGUE

Cambridge International School. O Colégio Rio Branco é uma Cambridge International School e oferece formação bilíngue para todos os seus alunos. Para as turmas do 6º ao 9º ano, há, ainda, a opção de currículo internacional como atividade extracurricular.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

Participação em Olimpíadas do conhecimento: Física, Química, Matemática, Robótica, Informática, Astronomia e História.

FÓRUM DE PROFISSÕES

Esse projeto tem como objetivo apresentar uma diversidade de profissionais, das mais diferentes áreas, aos alunos do 9º ano ao Ensino Médio, ao longo de 4 anos.

REVISTA WHAT’S RB

Revista eletrônica, lançada no segundo semestre de 2021, com o objetivo de divulgar trabalhos desenvolvidos pelos alunos na disciplina de inglês, nos quatro segmentos do colégio.

Nossa Linha do Tempo

1863
Deutsche Schule - Escola Alemã foi instalada na Rua Visconde do Rio Branco, 90.
Campinas possuia na época 30 mil habitantes, sendo que 20 mil eram negros. Anton Exel é considerado o principal idealizador da iniciativa.
1892
A Nova Escola Alemã do pastor Zink funcionava na Rua José de Alencar. Neste período, Campinas passou a ter duas escolas de origem alemã.
Johann Zink dirigiu a nova escola até morrer, em 1918. Seu filho Carlos Cristóvão Zink assumiu a direção.
1931
Em 1931, a Escola Alemã e a Nova Escola Alemã se uniram sob o nome de Deutsche Schule. Campinas volta a ter uma única escola alemã. Em 1931, em decorrência de uma crise financeira, houve a fusão das duas escolas alemãs. A instituição passou a funcionar exclusivamente na Rua Visconde do Rio Branco, sob a direção do prof. Carlos Cristóvão Zink.
1938
Em 1938, no governo Getúlio Vargas, a Lei nº 383 de 18 de abril exigiu a definição da nacionalidade das instituições
Em reunião extraordinária da sociedade alemã, ficou decidido que a organização seria brasileira, sendo denominada Sociedade de Instrução e Leitura, mantenedora da Escola Rio Branco Campinas.
1963
Em 1963, a Escola Rio Branco comemorou 100 anos sob a direção de Ernesto Zink, filho do Prof. Carlos Zink.
O prof. Carlos Cristóvão Zink, aposentou-se em 1962, aos 82 anos, tendo completado 44 anos na direção da Escola. Faleceu em 1964.
1975
No dia 06/03/1975, começaram as aulas nas novas instalações em Barão Geraldo, com 125 alunos.
Em 1973, pela falta de espaço no prédio do centro de Campinas para abrigar os 480 alunos, a diretoria começa a procurar uma nova área para transferir a escola. A diretoria era composta por Heinz Jürgen Sobol, Helmut Tolle, Antônio Pires Barbosa e Egon Ernesto Zink.
2013
Missão: Educar e formar cidadãos com consciência crítica e ética, capazes de enfrentar desafios e desenvolver soluções com suas habilidades, respeitando as diferenças e a diversidade.
Visão: Ser uma escola reconhecida como formadora de cidadãos responsáveis e agentes transformadores da sociedade.
2018
Em 2016, o Colégio Rio Branco passou a utilizar os aplicativos da plataforma do Google for Education.
Em 2018, em um esforço de toda equipe pedagógica, o Colégio Rio Branco foi a primeira escola de Campinas a obter a certificação de Escola de Referência no uso das ferramentas Google. Em 2020, com a pandemia essa inovação foi estratégica para o Rio Branco
2021
Em 2020, o Colégio Rio Branco fez uma parceria com a Cambridge e implementou 5 aulas semanais de inglês em todas as séries.
Em 2021, em plena pandemia, o Colégio Rio Branco passou por um processo de aplicação, sendo autorizado como uma Cambridge International School, implantando o currículo internacional.
2023
Comemoração dos 160 anos
19 de Abril 1863 - Deutscher Schul und Leseverein - Sociedade Alemã de Instrução e Leitura Escola Alemã de Campinas
1889 - República - Escola Alemã - Sociedade Alemã de Instrução e Leitura.
Fusão das Escolas Alemãs: DEUTSCHE SCHULE
ESCOLA RIO BRANCO CAMPINAS
Comemoração do Centenário da Escola Rio Branco
Mudança da Escola Rio Branco para Barão Geraldo
Comemoração dos 150 anos do Colégio Rio Branco
Escola de Referência Google com adoção da plataforma Google for Education
Escola Internacional Cambridge International School
Passado notável, futuro brilhante!

Nossa Linha do Tempo

Missão, Visão e Valores

Conheça nossa mantenedora SIL

Parceiros institucionais

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

RB Informa

Resumo: Na última semana, os  alunos Pedro Yamada Saadi e Juliano Teixeira de Rosso Campos receberam a notícia de que foram selecionados para fazer um curso de Alemão na Alemanha.  Os alunos, dentre...
Resumo: No dia 06/03, quarta-feira, a equipe de Tecnologia Educacional realizou a apresentação das ferramentas Google for Education para os pais e responsáveis pelos alunos do  2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. ...
Resumo: Na última semana, recebemos a notícia de que nosso aluno da 3ª série do Ensino Médio, Ivan Neves Catalão, foi selecionado para participar do programa Maths Beyond Limits, um acampamento matemático que...
Resumo: Após ótimo desempenho e dedicação no ano de 2023, nossos Alunos Tutores de Tecnologia Google receberam suas certificações!  O projeto tem como objetivo a capacitação dos alunos no uso das ferramentas ...
Pular para o conteúdo