Educação Infantil
A Educação Infantil no Rio Branco tem como prioridade o acolhimento e o desenvolvimento integral das crianças, buscando auxiliá-las no processo de construção do conhecimento, para que a aprendizagem seja significativa. Assim, elas desenvolvem suas habilidades e competências por meio de vivências, de projetos e de atividades lúdicas, que estimulam o ato de pensar e proporcionam uma educação fundamentada em valores como o respeito, a coletividade, o diálogo e a responsabilidade.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Educação Infantil:
Proposta Pedagógica
A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, sociomoral e perceptivo motor.
No Colégio Rio Branco Campinas o professor não tem por função transmitir o conhecimento pronto e completamente elaborado, mas sim, auxiliar as crianças nesse processo, organizando e mediando as experiências das mesmas, estimulando a aprendizagem. Buscamos reavaliar a prática o tempo todo e repensá-la constantemente, a fim de corresponder às necessidades e interesses dos alunos.
Nossa proposta busca a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades e competências, valorizando as vivências como forma de reflexão que gera a ação. A realização de atividades lúdicas com o objetivo de estimular o ato de pensar, desenvolve atividades práticas de construção e experimentação sob forma de projetos.
O material adotado pelo Colégio Rio Branco Campinas para os alunos de 3 a 5 anos é o Projeto Ciranda, elaborado pela instituição de pesquisa de projetos pedagógicos Mathema. O Ciranda é mais que uma coleção de livros e materiais didáticos: é um projeto completo de ensino, que parte de um conjunto de princípios sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais.
Conheça o Projeto Ciranda na Educação Infantil
O Ciranda é mais que uma coleção de livros e materiais didáticos: é um projeto completo de ensino, que parte de um conjunto de princípios sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais. São esses princípios que estão por trás do trabalho realizado em sala de aula, da formação dos professores e de tudo o que acontecerá durante o ano.
Educação Infantil 2 (2 anos)
Num ambiente acolhedor e seguro, a criança desde muito pequena terá contato com a natureza, com os diversos ambientes que a escola oferece e será instigada a participar de atividades desafiadoras de forma lúdica, saudável e exploratória.
As habilidades serão desenvolvidas junto aos campos de experiências, por meio de projetos (portfólios) construídos a partir das vivências das crianças na escola e na família.
A infância, desde muito cedo, tem que ser valorizada na sua singularidade. Nesta faixa etária, a escola é uma extensão da casa; por isso, o afeto é o nosso lema principal.
Educação Infantil 3 (3 anos)
Para essa faixa etária, os eixos de Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais. Rodar, saltar, pular, rolar são algumas das situações propostas no material, assim como apreciar uma obra de arte, construir um brinquedo, cantar uma música. Conhecer-se, reconhecer seu corpo, o dos seus amigos, seus limites e possibilidades são alguns dos objetivos que norteiam a proposta.
E a brincadeira não para! As demais sequências contemplam os eixos Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade. Nessas sequências, a oralidade ocupa um espaço significativo. As crianças são instigadas e desafiadas o tempo todo.
Educação Infantil 4 (4 anos)
Aos 4 anos, o brincar, as linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade estão muito presentes na criança. O Projeto Ciranda, tendo em vista essas características e as necessidades infantis, explora, nos diferentes eixos do conhecimento, as diversas linguagens da criança, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras, do movimento, do desenho, da dramatização, da pintura e da música.
Além disso, organiza as sequências didáticas, as atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.
Educação Infantil 5 (5 anos)
Com as crianças de 5 anos, o Projeto Ciranda preserva o espaço do brincar, das linguagens artísticas e o desenvolvimento da comunicação. A linguagem é um aspecto absolutamente importante na Educação Infantil, e na proposta de 5 anos esperamos que a criança a use para se comunicar em conversas, brincadeiras, para expressar desejos, necessidades, ideias, para relatar experiências e argumentar sobre suas opiniões. Isso acontece em todos os eixos.
O trabalho com os cinco eixos (Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento, Música) está organizado em sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.
A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todos os eixos.