Educação Infantil

A Educação Infantil no Rio Branco tem como prioridade o acolhimento e o desenvolvimento integral das crianças, buscando auxiliá-las no processo de construção do conhecimento, para que a aprendizagem seja significativa.

Assim, elas desenvolvem suas habilidades e competências por meio de vivências, de projetos e de atividades lúdicas, que estimulam o ato de pensar e proporcionam uma educação fundamentada em valores como o respeito, a coletividade, o diálogo e a responsabilidade.
Reproduzir vídeo

Proposta Pedagógica

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, sociomoral e perceptivo motor.

No Colégio Rio Branco Campinas o professor não tem por função transmitir o conhecimento pronto e completamente elaborado, mas sim, auxiliar as crianças nesse processo, organizando e mediando as experiências das mesmas, estimulando a aprendizagem. Buscamos reavaliar a prática o tempo todo e repensá-la constantemente, a fim de corresponder às necessidades e interesses dos alunos.

Nossa proposta busca a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades e competências, valorizando as vivências como forma de reflexão que gera a ação. A realização de atividades lúdicas com o objetivo de estimular o ato de pensar, desenvolve atividades práticas de construção e experimentação sob forma de projetos.

O material adotado pelo Colégio Rio Branco Campinas para os alunos de 3 a 5 anos é o Projeto Ciranda, elaborado pela instituição de pesquisa de projetos pedagógicos Mathema. O Ciranda é mais que uma coleção de livros e materiais didáticos: é um projeto completo de ensino, que parte de um conjunto de princípios sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais.

0923_Lab_EI-5_Site (6)-min0923_Lab_EI-5_Site (6)-min
Educacao_Infantil-18-minEducacao_Infantil-18-min
Educacao_Infantil-19-minEducacao_Infantil-19-min
IMG_9351-minIMG_9351-min
infantil-mininfantil-min
IMG_1400-minIMG_1400-min
Educacao_Infantil-03-minEducacao_Infantil-03-min
Educacao_Infantil-01-minEducacao_Infantil-01-min

Educação infantil 2 (2 anos)

Num ambiente acolhedor e seguro, a criança desde muito pequena terá contato com a natureza, com os diversos ambientes que a escola oferece e será instigada a participar de atividades desafiadoras de forma lúdica, saudável e exploratória.

Educação infantil 3 (3 anos)

Para essa faixa etária, os eixos de Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais.

Educação infantil 4 (4 anos)

Aos 4 anos, o brincar, as linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade estão muito presentes na criança.

Educação infantil 5 (5 anos)

Com as crianças de 5 anos, o Projeto Ciranda preserva o espaço do brincar, das linguagens artísticas e o desenvolvimento da comunicação.

1º ano do Ensino Fundamental

O projeto pedagógico está alicerçado em uma educação que contempla as diversas dimensões do desenvolvimento humano.

Projetos da Educação Infantil

Cada ano da Educação Infantil prevê um projeto que envolve diversas disciplinas e permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades importantes em sua formação.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

RB Informa

Resumo: Com o objetivo de oferecer ferramentas para que as crianças aprendam a organizar suas emoções, as professoras Bárbara Fida e Samantha Gomes realizaram uma série de atividades com as turmas do Infantil...
Resumo: Recentemente, as professoras Tábata Hernandes e Marina Machado desenvolveram, com os alunos do Infantil 3, uma atividade do Projeto Ciranda, intitulada “Dança das Fitas”. Utilizando recursos didáticos...
Resumo: Durante a programação da Semana da Criança 2022, nossas crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de assistir à um espetáculo circense, com direito a malabarismo, truques...
Resumo: A Educação Infantil no Rio Branco tem como prioridade o acolhimento e o desenvolvimento integral das crianças, buscando auxiliá-las no processo de construção do conhecimento, para que a aprendizagem seja significativa.