RB Informa

Grêmio S.E.R. entrega lacres de alumínio

No dia 17/08, o Colégio Rio Branco finalizou a primeira etapa da arrecadação de lacres de alumínio, iniciada na Festa Junina RB deste ano. A partir da festa, os alunos, em parceria com o grêmio S.E.R, arrecadaram lacres para serem doados à campanha “Lacre sua Amizade com Solidariedade”, que faz a troca desses materiais por cadeiras de rodas, fortalecendo o espírito de coletividade e solidariedade que norteia os ideais pedagógicos do colégio.

O presidente do grêmio, Lorenzo Guazzone, conheceu a ação de Cristina Umino, idealizadora da campanha, por meio de sua mãe, que começou a ajudar na coleta dos lacres e sugeriu que o projeto fosse trazido ao Rio Branco. “O ponto inicial foi na Festa Junina RB, em que trocávamos os lacres das latinhas por estalinhos. Desde então, o posto de arrecadação continuou na escola, e hoje estamos fazendo a entrega do material recolhido. A maioria dos lacres veio de doações do Fundamental I, e queremos agradecê-los em especial pelo envolvimento na causa. Vamos continuar com o trabalho durante esse semestre também, então pedimos que todos continuem colaborando”, afirma o aluno.

A “Lacre sua Amizade com Solidariedade” surgiu em outubro de 2011, após Cristina observar sua irmã recolher lacres em uma viagem. “Desde então, comecei a juntar lacres por conta própria em restaurantes e os destinava para a instituição que minha irmã ajudava. Posteriormente, encaminhei as doações para outros locais, sendo o primeiro beneficiado a Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Castelo”, diz Cristina. Ainda, segundo ela, são necessários aproximadamente 80 quilos de lacres de alumínio (140 garrafas PETs de 2 litros) para realizar a troca por uma cadeira de rodas. Elas são destinadas a diversas entidades sociais no país, que são indicadas pelos voluntários. “Na nossa última entrega, que foi para Ilhéus (BA), contamos com o intermédio do professor de alemão do Rio Branco, Marcos Montagnoli, que nos ajuda desde o começo da campanha”, complementa Cristina.

A voluntária ficou admirada com o engajamento dos estudantes do colégio, e assegurou que, com as doações feitas por eles, mais uma cadeira de rodas será adquirida e destinada à outra organização beneficente. “Agradeço muito às orientadoras e coordenadoras pedagógicas envolvidas na campanha, aos integrantes do grêmio e a todos os alunos e comidade do Colégio Rio Branco. Vocês estão formando cidadãos conscientes e comprometidos com o próximo e com o meio ambiente”, parabeniza.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo