Educação Infantil
Educação Infantil 2 (2 anos)
Num ambiente acolhedor e seguro, a criança desde muito pequena tem contato com a natureza, com os diversos ambientes que a escola oferece e será instigada a participar de atividades desafiadoras de forma lúdica, saudável e exploratória.
As habilidades são desenvolvidas junto aos campos de experiências, por meio de projetos (portfólios) construídos a partir das vivências das crianças na escola e na família.
A infância, desde muito cedo, tem que ser valorizada na sua singularidade. Nesta faixa etária, a escola é uma extensão da casa; por isso, o afeto é o nosso lema principal.
Educação Infantil 3 (3 anos)
Para essa faixa etária, os eixos de Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais. Rodar, saltar, pular, rolar são algumas das situações propostas no material, assim como apreciar uma obra de arte, construir um brinquedo e cantar uma música. Conhecer-se, reconhecer seu corpo, o dos seus amigos, seus limites e possibilidades são alguns dos objetivos que norteiam a proposta.
E a brincadeira não para! As demais sequências contemplam os eixos Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade. Nessas sequências, a oralidade ocupa um espaço significativo. As crianças são instigadas e desafiadas o tempo todo.
Educação Infantil 4 (4 anos)
Aos 4 anos, o brincar, as linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade estão muito presentes na criança. O Projeto Ciranda, tendo em vista essas características e as necessidades infantis, explora, nos diferentes eixos do conhecimento, as diversas linguagens da criança, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras, do movimento, do desenho, da dramatização, da pintura e da música.
Além disso, organiza as sequências didáticas, as atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.
Educação Infantil 5 (5 anos)
Com as crianças de 5 anos, o Projeto Ciranda preserva o espaço do brincar, das linguagens artísticas e o desenvolvimento da comunicação. A linguagem é um aspecto absolutamente importante na Educação Infantil, e na proposta de 5 anos esperamos que a criança a use para se comunicar em conversas, brincadeiras, para expressar desejos, necessidades, ideias, para relatar experiências e argumentar sobre suas opiniões. Isso acontece em todos os eixos.
O trabalho com os cinco eixos (Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento, Música) está organizado em sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.
A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todos os eixos.
1º ano do Ensino Fundamental
No Rio Branco, o espaço da Educação Infantil é compartilhado com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, nosso currículo, possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de intenções e atividades pedagógicas diversificadas, interdisciplinares e contextualizadas que contribuem para a aprendizagem dos alunos e para sua formação integral.
O projeto pedagógico está alicerçado em uma educação que contempla as diversas dimensões do desenvolvimento humano, sublinhadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a formação integral. Dessa forma, ao considerarmos o aluno em sua totalidade, investimos no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
Nessa etapa, as crianças começam a consolidar e sistematizar a escrita, a leitura e o raciocínio lógico matemático, conceitos estruturantes e fundamentais para a continuidade do desenvolvimento cognitivo. Os alunos são encorajados a serem protagonistas e engajados com a aprendizagem.
Além disso, o foco dos planejamentos em cada componente curricular está direcionado também ao multiletramento: letramento digital, científico, filosófico, corporal, artístico, literário, etc.
Cada ano da Educação Infantil prevê um projeto que envolve diversas disciplinas e permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades importantes em sua formação.
Projetos da Educação Infantil
Projeto Ciranda
A partir de 2017, o Colégio Rio Branco optou pela adoção do Projeto Ciranda em seu trabalho na Educação Infantil. Elaborado pela instituição de pesquisa de projetos pedagógicos Mathema, o material é embasado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nas pesquisas mais recentes acerca da educação da infância. Ele está organizado por faixa etária e oferece propostas que respeitam as especificidades das crianças de 3, 4 e 5 anos.
O Ciranda é mais que uma coleção de livros e materiais didáticos: é um projeto completo de ensino, que parte de um conjunto de princípios sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais. São esses princípios que estão por trás do trabalho realizado em sala de aula, da formação dos professores e de tudo o que acontecerá durante o ano.
Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!
Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.