Ensino Fundamental I

Aprendizagem Socioemocional

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais, conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo da Educação Básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acessado em: 23 jun 2021.5º .

Durante os nove anos de ensino fundamental, oferecemos muito mais que o aprendizado dos conteúdos acadêmicos obrigatórios. Nossas aulas são planejadas para que os alunos desenvolvam e ampliem seus conhecimentos cognitivos, tenham, efetivamente,  a oportunidade de desenvolver todas as suas potencialidades e, assim, estarem mais preparados para o mundo, sabendo conviver e resolver problemas.

No ensino fundamental I e II, contamos ainda com o material do Programa Semente, que promove o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, por meio de aulas estruturadas inseridas na grade curricular e aplicadas por professores da própria escola que recebem formação da equipe do Programa Semente.

SAIBA MAIS – LINK: https://www.riobranco.org.br/noticias/programa-semente-mais-que-um-material-didatico/ 

Habilidades Cognitivas e Consciência Digital

Aulas com atividades desenvolvidas especificamente para o trabalho de oralidade, leitura e escrita, bem como operações básicas, lógicas e matemáticas. Nessa fase, damos introdução à consciência digital, baseada em valores que estimulam a colaboração entre os alunos. 

Nos anos iniciais, nosso currículo possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de intenções e atividades pedagógicas diversificadas, interdisciplinares e contextualizadas que contribuem para a aprendizagem dos alunos e para sua formação integral. 

O projeto pedagógico é alicerçado em uma educação que contempla as diversas dimensões do desenvolvimento humano, sublinhadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a formação integral. Dessa forma, ao considerarmos o aluno em sua totalidade e investimos no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.

É nessa etapa que as crianças começam a consolidar e sistematizar a escrita, a leitura e o raciocínio lógico matemático, conceitos estruturantes e fundamentais para a continuidade do desenvolvimento cognitivo. Nossos alunos são  encorajados a serem protagonistas e engajados com a própria aprendizagem.

Além disso, o projeto está direcionado também ao multiletramento: letramento digital, científico, filosófico, corporal, artístico, literário, etc.

Google for Education

Integramos os conteúdos dos componentes curriculares aos recursos digitais disponíveis por meio  da plataforma Google for Education. Todos os alunos, a partir do 2º ano, possuem uma conta de e-mail Google com o objetivo de melhorar o acesso das famílias e dos alunos às atividades pedagógicas propostas. A conta institucional dos alunos tem fins estritamente acadêmicos e, por essa razão, eles não têm permissão para trocar mensagens com contatos que não pertençam ao domínio @riobranco.

Nessa etapa, iniciamos a construção da consciência digital, alicerçada em valores que estimulam o processo de ensino aprendizagem e o trabalho colaborativo.

Os recursos digitais são amplamente explorados em sala de aula, tornando a rotina das aulas mais dinâmica, criativa, lúdica e  facilitando a comunicação entre a comunidade escolar e, sobretudo, instrumentalizando as crianças a exercitarem a cidadania digital – a convivência respeitosa e adequada no meio virtual.

Filosofia

Um diferencial do colégio Rio Branco é a Filosofia que começa nas turmas de 2º ano.  Com uma aula semanal, a disciplina apresenta- se como uma oportunidade sistemática de levar os alunos a refletir a partir de vivências, diálogo, escuta ativa, argumentação e pensamento coletivo, mas também com objetivos de aproximação a temas e a pensadores que participaram da história do pensamento filosófico.

Inglês

Organizada com carga horária estendida, com cinco aulas semanais, para que os alunos tenham maior contato com a língua, a disciplina é  trabalhada de maneira integrada aos demais componentes curriculares. Para isso, contamos com uma equipe exclusiva de professores, certificados pela Cambridge Assessment English, que planeja as aulas e projetos em parceria e colaboração com professoras polivalentes. 

Projetos do Ensino Fundamental I

Cada ano do Ensino Fundamental I prevê atividades e projetos específicos que envolvem diversas disciplinas e permitem ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho colaborativo. 

Conheça um pouco mais dessas propostas:

Projetos Literários (todos os anos)

São escolhidas obras literárias de diferentes gêneros textuais, de acordo com a faixa-etária e intenção pedagógica da série. Além de desenvolvermos o trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com as demais áreas do conhecimento.

2º ano 

E-book – coletânea de textos escritos por nossas crianças que reúne a produção de todos os alunos do 2º ano, retratando as marcas e o estilo de cada autor, nossos pequenos escritores, grandes autores.

3º ano 

Concurso de soletração Spelling Bee RB – tem o propósito de auxiliar os alunos a aperfeiçoar a soletração, ampliar seu vocabulário, aprender conceitos e desenvolver o uso correto do Inglês. A prática da soletração no Ensino Fundamental, nos anos iniciais,  já faz parte da estratégia didática durante as aulas de Inglês.

O Spelling Bee RB foi inspirado na “Scripps National Spelling Bee”, uma competição de soletração que acontece anualmente nos Estados Unidos desde 1925. Os estudantes começam a participar das competições desde os anos iniciais da educação básica. 

Participação dos alunos no “Programa Descubra a Orquestra” na Sala São Paulo (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com atividades musicais, apreciação de concertos e cadernos educacionais. Durante o ano letivo, dentro da disciplina de Música, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com outros componentes curriculares como Alemão, Artes Visuais , etc.

4º ano e 5º ano 

Jornal Joca – direcionado, especificamente para o público infantojuvenil, o  JOCA é um jornal escrito para eles em uma linguagem acessível. Tem a mesma organização de um jornal adulto, contempla notícias e reportagens relevantes sobre o Brasil e o mundo, entrevistas, matérias, curiosidades e assuntos do universo dos alunos. O jornal conta também com uma seção toda escrita em inglês, denominada Joca in English.

O trabalho com o JOCA tem como principal objetivo apresentar esse portador de gêneros textuais variados como mais um elemento do mundo real a ser explorado no contexto escolar, com a possibilidade de relacionar os conteúdos trazidos pelo jornal com as disciplinas que compõem a grade curricular.

Musik Fest 

O evento faz parte de um projeto interdisciplinar das áreas de línguas e música,  conectando a Arte em todos os seus aspectos: expressão, harmonia, criatividade, música, canto e interpretação. O Musik tem como objetivos estimular a apresentação em público, melhorar a pronúncia e o ritmo das línguas alemã, inglesa e portuguesa, e ainda valorizar as habilidades artísticas dos alunos. Além disso, é uma preparação e incentivo aos alunos de 4º e 5º anos para participarem, no Ensino Fundamental II, do Rock in Rio Branco.

5º ano

The Fossil – Projeto interdisciplinar Ciências da Natureza e Inglês

Os alunos são convidados a simular, de forma lúdica, uma escavação paleontológica. A atividade é planejada pelas professoras polivalentes e de inglês e a aula é conduzida utilizando a língua inglesa. 

O desafio é encontrar fósseis enterrados no parque do segmento, limpá-los, classificá-los e catalogá-los, mobilizando, assim, as 4 habilidades linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita).

Estudo do Meio

Planejamos uma saída pedagógica por ano, ​com objetivo de ampliar o universo cultural e de conhecimento de nossos alunos. Os roteiros, que variam de acordo com os estudos de cada série, integram nosso projeto pedagógico e são pensados a partir do planejamento das disciplinas.

Apoio Pedagógico

Oferecemos aulas de apoio pedagógico no contraturno escolar nas disciplinas de: Inglês, Matemática e Língua Portuguesa. O apoio  é um diferencial em nossa escola, uma vez que oferece aos alunos que apresentam dificuldades pontuais em sala de aula,  a oportunidade de, em pequenos grupos, receberem um atendimento mais individualizado, esclarecerem dúvidas e desenvolverem habilidades fundamentais para a continuidade do processo de aprendizagem.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

Pular para o conteúdo