Ensino Fundamental II

Aprendizagem Socioemocional

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais, conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo da Educação Básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acessado em: 23 jun 2021.5º .

Durante os nove anos de ensino fundamental, oferecemos muito mais que o aprendizado dos conteúdos acadêmicos obrigatórios. Nossas aulas são planejadas para que os alunos desenvolvam e ampliem seus conhecimentos cognitivos, tenham, efetivamente,  a oportunidade de desenvolver todas as suas potencialidades e, assim, estarem mais preparados para o mundo, sabendo conviver e resolver problemas.

No ensino fundamental I e II, contamos ainda com o material do Programa Semente, que promove o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, por meio de aulas estruturadas inseridas na grade curricular e aplicadas por professores da própria escola que recebem formação da equipe do Programa Semente.

(SAIBA MAIS – LINK: https://www.riobranco.org.br/noticias/programa-semente-mais-que-um-material-didatico/ ).

Google for Education

Os recursos disponíveis através da plataforma Google for Education são amplamente explorados, tornando o dia a dia mais dinâmico, aumentando as possibilidades e facilitando a comunicação com a escola.

Inglês

A carga horária das aulas de inglês é estendida, contemplando cinco aulas por semana. As turmas de inglês são divididas de acordo com o nível de entendimento e proficiência dos alunos, possibilitando ao professor atuar diretamente nas dificuldades e nas habilidades a serem desenvolvidas. Os alunos são preparados por nossa equipe para que possam realizar os exames de proficiência Cambridge, reconhecidos mundialmente.

Oferecemos aulas de apoio no contraturno, para auxiliar, em possíveis dúvidas, na organização de uma rotina e potencializar os estudos. Nossa equipe docente acompanha cada aluno e encaminha para apoio sempre que necessário.

Cambridge International School

Novas atividades extracurriculares são propostas, a partir do Ensino Fundamental II,  como aulas de língua alemã e o Currículo Internacional. Desde 2021, tornamo-nos uma Cambridge International School. O curso opcional é oferecido no contraturnO. Os alunos terão aulas, em Inglês, de disciplinas diversas (em 2021 – Science e Global Perspectives).

Atividades Extracurriculares

O aluno pode, também, se envolver em oficinas, aulas temáticas, cine-debates, olimpíadas acadêmicas, aulas de apoio e mini cursos, preparados pelos professores.

Os estudos do meio são recursos utilizados para complementação de conteúdo e vivência de temas debatidos em sala de aula, e sempre envolvem um projeto que está em execução em sala de aula, para conectar saberes e concretizar assuntos previamente estudados.

Projetos do Ensino Fundamental II

A cada ano, um projeto!

Cada ano do Ensino Fundamental II prevê um projeto que envolve diversas disciplinas e permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades importantes em sua formação, como a comunicação, criatividade, empatia e trabalho em equipe. Para o desenvolvimento dos projetos, os alunos realizam pesquisas, vivências e trabalhos de campo .

Todos os projetos culminam com um produto final, apresentado à comunidade escolar. 

Conheça um pouco mais dessas propostas: 

6º ano – Projeto Água – Estudo dos rios brasileiros

7º ano – Brasil: Gigante pela própria Natureza- estudo dos Biomas brasileiros.

8º ano – Projeto “Os invisíveis da Cidade” – um olhar para o outro, dentro da nossa sociedade.

9º ano – Projeto “Diversidade e tolerância: uma necessidade para o mundo em que vivemos” – Apresentação do Festival do Minuto.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.