Ensino Médio

Os projetos do Ensino Médio possibilitam aos alunos uma reflexão real sobre aspectos históricos, econômicos, sociais e ambientais, que nem sempre são percebidos no dia a dia em sala de aula.

Projetos do Ensino Médio

1º ano: O Estudo do Meio na cidade de Brasília – oferece aos nossos alunos uma experiência única, para que possam interagir com uma cidade belíssima, futurista, admirada pelo mundo e cheia de atrativos, ou seja, uma fronteira de expansão do país na qual o dinamismo e a constante renovação são marcas maiores. Nas palavras de Lúcio Costa, seu grande idealizador, “Na construção de Brasília, na verdade, o sonho foi menor do que a realidade. A realidade foi maior e muito mais bela”. Conhecer Brasília é conhecer o Brasil, a nossa história, os nossos desafios, as nossas contradições. 

No final do ano, o  projeto é apresentado em formato de mini TCC/banca (trabalho de conclusão de curso), de forma multidisciplinar, sendo avaliado por uma equipe de professores.

2º ano: Estudo do meio em Ubatuba e Paraty – 

É um estudo de fundamental importância, uma vez que tem como objetivo possibilitar descobertas e, assim, construir, de forma significativa, os conhecimentos nas diversas áreas. 

As visitas darão subsídios para uma reflexão real sobre as responsabilidades individuais/coletivas em relação ao ambiente natural e às construções humanas. Em contato com comunidades locais, os alunos conhecem outros padrões de vida, abrindo espaço para reflexão sobre nossos próprios hábitos e sobre o respeito à diversidade cultural. 

Com a coleta organizada de dados, anotações relevantes de informações, posterior análise e publicação dos resultados, os alunos terão a oportunidade da prática científica, um instrumento significativo no prosseguimento dos estudos em nível universitário. 

No final do ano, o  projeto é apresentado em formato de mini TCC/ banca (trabalho de conclusão de curso), de forma multidisciplinar, sendo avaliado por uma equipe de professores.

3º ano: Nessa série, concluímos o conteúdo programático previsto no primeiro semestre e, no segundo semestre, intensificamos as revisões para os vestibulares.

Lembrando que, ao longo desta etapa, realizamos uma média de 6 a 7 simulados por ano.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.

Pular para o conteúdo