RB Informa

RB Saúde e Segurança traz palestra educativa sobre prevenção de acidentes para todos os alunos do Colégio

Mais um semestre em que a busca pelo aprimoramento e pela conscientização da importância da segurança no Colégio Rio Branco é tema em sala de aula. Como continuidade do projeto RB Saúde e Segurança, iniciado no ano de 2018, tivemos mais uma vez a presença da equipe da Qualifica Consultoria Escolar e Saúde trazendo para nossos alunos palestras educativas sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.

Pensando em como abordar o tema de forma adequada para cada faixa etária,  a Qualifica Consultoria trouxe uma animada apresentação musical para os alunos da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental I, na qual eles contribuíram com a composição da melodia, o que virou uma verdadeira festa.

“Para a etapa da Educação Infantil nós optamos por utilizar novamente a imagem do Super Doutor, mas para conseguir prender a atenção das crianças optamos por pensar em uma música que fixasse na cabeça dos pequenos, ao mesmo passo que trabalhasse a questão da prevenção e trouxesse levemente o tema sobre primeiros socorros”, explicou Caroline Leme Prado de Souza, idealizadora e palestrante da Qualifica Consultoria

Já para os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental I ao 9º ano do Ensino Fundamental II a abordagem foi diferente, com o auxílio da apostila desenvolvida especialmente para o Colégio, as palestrantes mostraram de forma descritiva e prática como prevenir e socorrer em casos de desmaio, convulsão, engasgo e sangramento nasal.

“Pensando nos alunos do Ensino Fundamental como um todo, optamos por usar principalmente o manual que criamos especialmente para o Colégio, uma vez que o mesmo é composto somente por fotos e legendas, se tornando um material bem direto, e para que eles soubessem que terão esse tipo de material disponível na escola para consulta”, comentou Caroline.

Enquanto isso, para o Ensino Médio, as palestras trouxeram também um importante debate sobre o combate às drogas, apresentando aos alunos relatos importantes de pessoas que não conseguiram se desvencilhar do vício, como o da cantora pop Demi Lovato que começou a usar drogas quando tinha somente 17 anos e hoje com 26 anos ainda luta contra o vício. 

“O trabalho com a prevenção das drogas no Ensino Médio foi muito enriquecedora. Me surpreendeu muito a reação dos alunos ao final do vídeo que apresentamos sobre a cantora Demi Lovato, principalmente pelo silêncio e empatia que tiveram, demonstrando o impacto que a temática traz”, finalizou Caroline.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo