Matrículas - Informações

Matrículas - Informações

O processo de escolha da escola mais adequada para os filhos é uma tarefa desafiadora para as famílias. O mercado oferece muitas alternativas, todas apresentam boas soluções, o que torna o discernimento no processo de escolha mais complexo.

O Colégio Rio Branco Campinas tem 160 anos de tradição e realiza um trabalho de muita qualidade com resultados consistentes, em uma ampla infraestrutura com diversos espaços de convivência que possibilitam o constante contato com a natureza e experiências de aprendizagem diversas e ricas.

O processo de matrícula tem como objetivo avaliar a compatibilidade entre o interesse e as expectativas da família e a proposta pedagógica do Colégio Rio Branco.

  • Após o preenchimento da ficha de inscrição, será agendada uma entrevista com a família e o candidato. Será ainda analisado o boletim escolar e será realizada uma atividade diagnóstica (do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio). O objetivo desse processo é conhecer melhor o estudante, a fim de compreender as competências e habilidades essenciais que ele desenvolveu ao longo de sua trajetória acadêmica, para continuidade de seus estudos. 
  • A família do estudante com NEE – Necessidades Educacionais Especiais deve informá-las na Ficha de Inscrição. No dia da entrevista, solicitamos que compartilhe documentos e relatórios relevantes, bem como informações sobre os apoios e acompanhamentos que estejam em andamento ou que já foram realizados. Essa troca de informações é importante para que possamos compreender as reais necessidades e, assim, avaliar o suporte necessário de maneira apropriada.
  • As vagas disponíveis são para o período da tarde, exceto no Ensino Médio que as vagas são para o período da manhã. Na sequência, caso a família tenha interesse e haja disponibilidade de vaga, será efetuada a reserva de matrícula. 

Educação completa, do Infantil ao Ensino Médio

O Colégio Rio Branco Campinas trabalha com alunos da  Educação Infantil (a partir dos 2 anos), até o Ensino Médio. Nossa equipe de professores está em constante formação para proporcionar, em todas as etapas de ensino, a melhor experiência e a máxima aprendizagem de acordo com as particularidades de cada fase.

Atividades extracurriculares

O Colégio Rio Branco Campinas oferece diversas atividades extracurriculares que buscam ampliar e desenvolver habilidades e aptidões, além do período regular das aulas.

Currículo Internacional

O Colégio Rio Branco é uma Cambridge International School e oferece, como atividade extracurricular, a opção de disciplinas bilíngues para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. 

No programa, dividido em três jornadas: Sciences, Global Perspectives e Exact Sciences, os alunos desenvolvem habilidades e compreensão na língua inglesa e nas disciplinas escolhidas. As aulas são ministradas por professores especialistas com proficiência linguística comprovada. Ao final de cada jornada Cambridge, os alunos poderão obter certificados globalmente reconhecidos pelas melhores universidades nacionais e internacionais (IGCSE e A-Levels).

Inglês no currículo

A carga horária das aulas de inglês contempla cinco aulas por semana. A partir do 6º ano, as turmas são divididas de acordo com o nível de proficiência linguístico dos alunos, possibilitando ao professor atuar diretamente nas habilidades a serem desenvolvidas. Durante as aulas, os alunos são preparados por nossa equipe para que possam realizar os exames de proficiência Cambridge, reconhecidos mundialmente, e elaborados com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

RB+

Um espaço para aprender, construir, discutir, refletir, descobrir, criar, divertir-se  e, acima de tudo, ser feliz.

O RB+ é um programa especial de ensino em período integral, no qual os alunos participam de brincadeiras, aulas complementares, experiências, práticas esportivas, além de um tempo dedicado ao estudo com apoio de professores. O programa enfatiza o desenvolvimento da autonomia e das habilidades sociais nas crianças.

O programa é dividido em eixos temáticos:

  • Empreendedorismo & Sustentabilidade
  • Ciências
  • Jogos
  • Artes/ Literatura
  • Esportes
  • RB+ English

Alemão e Espanhol

O ensino da língua alemã compõe o currículo dos 4º e 5º anos e se torna uma atividade extracurricular gratuita a partir do 6º ano. O curso atende aos níveis internacionais do ensino do idioma e os alunos participam do programa de certificação internacional do Instituto Goethe.

O curso de espanhol está disponível para o Ensino Médio, com foco na preparação para o exame de certificação internacional DELE, do Instituto Miguel de Cervantes.

Diferenciais Pedagógicos

1ª Escola de referência Google em Campinas e 12ª no Brasil, reconhecida pela excelência na utilização das ferramentas Google for Education;

Equipe com certificação Google for Education comprovando o nível de conhecimento dos nossos educadores no uso das ferramentas Google;

Programa de disciplinas bilíngues do programa Cambridge University;

RB Tech e RB Maker: Espaços destinados ao uso de tecnologia aplicada e atividades no meio digital;

Participação em Olimpíadas do conhecimento: Física, Química, Matemática, Robótica, Informática, Astronomia e História.

Programa de Desenvolvimento das habilidades socioemocionais e aulas de Filosofia  no currículo regular;

Tradição nos esportes, com treinamentos extracurriculares e participação em campeonatos externos.

Aulas de Produção de texto com turmas reduzidas no Ensino Médio.

Currículo Autoral: experiências de aprendizagem e recursos pedagógicos selecionados e elaborados pelos professores em conjunto com a Equipe Pedagógica.

Parceria Escola e Família: comunicação, reuniões, orientações e acolhimento.

Formação Contínua: desenvolvimento contínuo das equipes docente e gestora, e dos demais colaboradores por intermédio de encontros semanais (e/ou periódicos), cursos, congressos e palestras. 

Espaços de potência e plurais: áreas verdes, salas de aula amplas, parque, bosque, quadras, espaços de convivência, cantina, restaurante, biblioteca entre outros.

OUVIDORIA

Entre em contato direto com o nosso canal de atendimento da ouvidoria do Colégio Rio Branco.

TRABALHE CONOSCO

Procurando uma oportunidade para fazer parte da equipe do Colégio Rio Branco? Envie-nos o seu currículo.

AGENDE UMA VISITA

O Colégio Rio Branco Campinas tem 159 anos de tradição e realiza um trabalho de qualidade com resultados consistentes. Venha conhecer!

Pular para o conteúdo