Fórum de Profissões: as carreiras mais desejadas pelos alunos

Os alunos de 9º ano e Ensino Médio participaram no sábado, dia 12 de agosto, da décima edição do Fórum de Profissões do Colégio Rio Branco Campinas. O evento reuniu dezoito profissionais renomados que apresentaram as possibilidades existentes em cada uma das carreiras mais votadas pelos alunos.

“Todos os anos nós fazemos uma pesquisa com os alunos para verificar o interesse deles nas mais diversas profissões. Com isso, conseguimos ser mais assertivos na escolha dos palestrantes e podemos contribuir significativamente com a ampliação do repertório de informações que os alunos têm sobre uma determinada carreira”, explica Juliana  Caetano, orientadora do 9º ano e Ensino Médio.

E foi exatamente isso que Luis Fernando Bahamondes Pasquali, do 9º ano A, concluiu após participar pela primeira vez do evento. “Gostei muito, porque pude conhecer mais sobre profissões que eu não tinha ideia de como era ampla a atuação profissional, como o caso da Administração, por exemplo”, conta.

Lucas Lima Garkalns De Souza Oliveira, também do 9º ano A, também estava impressionado com as descobertas que fez na palestra de Jornalismo. “Descobri novas formas de trabalhar como jornalista. Antes eu pensava que esse profissional só trabalhava nas redações e no telejornalismo, mas tem todo o ramo editorial, rádio e muitas outras possibilidades”, destaca.

Para a jornalista Ana Laura Dellapina, palestrante que impressionou os alunos, ter a oportunidade de compartilhar sua experiência no evento faz toda a diferença. “Eu gostaria muito de ter tido essa oportunidade antes de escolher minha profissão. Tive que fazer tudo isso sozinha, procurar as informações sobre o curso, a grade, as possibilidades de carreira. Eu não tive alguém para me falar como seria minha vida profissional depois de sair da faculdade”, enfatiza.

O aluno do 3º ano A do Ensino Médio, Raphael Martins de Santana, participa do Fórum desde o 9º ano. “Assim que foi liberado para minha idade, fiz questão de assistir às palestras. Cada ano selecionava duas ou mais profissões e aprendi muito sobre elas. Ao longo dos anos, meus interesses mudaram muito e minha visão também. Este ano foi o melhor para mim. Assisti à palestra de Direito e o professor abordou o tema de forma muito abrangente, falou sobre todas as possibilidades da carreira, explicou  como alcançar os objetivos dentro da profissão. Foi excelente”, elogia.

As alunas Bruna Fábio Ferreira da Silva e Ana Cláudia Akemi Matsuki De Faria do 2º ano B do Ensino Médio, também participam do evento há alguns anos. “Sempre procuramos assistir a várias palestras para conhecer mais profissões, coisas interessantes sobre cada uma delas. O Fórum sempre agrega”.

Para o Prof. Dr. István de Abreu Dobránszky, de Educação Fìsica,  palestrante no evento pela primeira vez, esse modelo é essencial para que os alunos façam sua escolha profissional. “Os alunos, nesse momento, têm muitas trilhas, precisam escolher uma delas, não sabem o que gostam e nem o que vão encontrar. Com o Fórum, eles podem saber um pouco mais sobre o que podem encontrar nas profissões, o que vão ter como disciplinas na faculdade, caminhos e abrangência da área. E, sem essa oportunidade, eles ficam com uma visão mais restrita”.

A psicóloga Carla Chaim se surpreendeu com o interesse dos alunos pelos desdobramentos da profissão. “Apresentei as áreas de atuação do psicólogo e o perfil do estudante para ter um bom resultado na universidade. Fiquei surpresa com os questionamentos deles sobre remuneração, áreas que poderiam trabalhar na criminologia, área jurídica e hospitalar. Que bom saber que eles já estão pensando lá na frente, com o tipo de pessoa que eles querem trabalhar e em qual área querem atuar”.

Este ano, pela primeira vez, o Fórum também trouxe uma programação para os pais, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre intercâmbio e plano de carreira em universidades no exterior. A palestra foi realizada na Biblioteca do colégio pelo consultor da CI Universidades, Lucas Scolari Ariboni.

Ricardo Avi, pai do aluno Bruno de Góes Avi, do 3º ano do Ensino Médio, aprovou a iniciativa. “Meu filho quer estudar fora, por isso já estávamos buscando mais informações sobre o assunto. Gostei da palestra, foi muito esclarecedora sobre o processo e custos.  O palestrante trouxe sua experiência pessoal, o que enriqueceu muito. Esse tipo de abertura para nós, pais, é importante. Temos que nos envolver e, mesmo que a escolha pela profissão seja do nosso filho, precisamos acompanhar”, finaliza.

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa