RB Informa

15ª Olimpíada RB prestigia valores olímpicos

É difícil saber de alguém que não esteve ligado no universo dos esportes nas últimas semanas. A Olimpíada do Rio de Janeiro movimentou não só o nosso país, mas fez reviver o espírito esportivo de todo o mundo. Coincidentemente, 2016 também é ano de celebrar os esportes aqui no colégio. A Olimpíada RB, que acontece a cada dois anos, terá sua abertura realizada no dia 9 de setembro, às 19h30, no Ginásio do Taquaral, e os jogos acontecerão de 17 a 28 do mesmo mês, nas dependências da escola.

O professor de educação física Tulu Vendramin conta que as expectativas para esses jogos são altas, e que a abertura desse ano será diferenciada das últimas edições. “Nessa abertura vamos contemplar todos os segmentos do colégio, envolvendo todos os alunos, reforçando o espírito de integração que queremos que esse evento proporcione aos alunos”. Ela será baseada nos valores olímpicos e paralímpicos (amizade, excelência, respeito, determinação, coragem, igualdade e inspiração), e contará com participações mais que especiais. Além das apresentações dos alunos, o público poderá conferir as performances do Grupo Ginástico da Unicamp, que esteve no encerramento das Olimpíadas do Rio; do grupo de ginástica artística do Clube Regatas de Campinas; e do Estúdio Broadway – En Lair.

A cerimônia ainda manterá os padrões já conhecidos pelos pais e alunos do colégio, e buscará emocionar o público, com discurso de convidados de honra, desfile das equipes, execução hino nacional e do hino da SIL e, por fim, a pira será acesa por um convidado especial. “Contamos com a presença de todos os alunos e familiares nesse momento, será uma noite especial”, aposta Tulu.

Com relação aos jogos, o principal objetivo desta edição é a integração. Salvo as modalidades esportivas tradicionais, como futebol, basquete, vôlei e handebol, serão oferecidos jogos lúdicos, como o bets, o xadrez, e também jogos digitais. “Queremos dar mais oportunidades para que todos participem, e a ideia dos jogos digitais e elementos da robótica veio diretamente dos alunos. O importante é tirar a competitividade como fator principal dos jogos; o principal é a união e participação dos estudantes”, acrescenta Tulu. Nas modalidades de atletismo, por exemplo, já temos um projeto com o uso de laser na linha de chegada para registrar o tempo de cada atleta, desenvolvido pelos próprios alunos.

Outra proposta nova desse ano é o trabalho de alunos voluntários que ajudarão nos jogos do Fundamental I e Infantil em diversas funções, como técnicos de equipes, auxiliares de equipamentos, etc. Além disso, em cada jogo, uma equipe escolherá um aluno da equipe adversária que teve uma postura bacana, e vice-versa, e entregará um cartão olímpico ao escolhido. Ao final das partidas, os alunos que receberem mais cartões olímpicos serão homenageados, valorizando o fair play dentro de quadra e incentivando a disputa sadia entre os participantes.

As tabelas com datas, horários e modalidades dos jogos serão disponibilizadas nos murais, site do colégio e também em um aplicativo para que os alunos tenham fácil acesso às informações. Participem desse momento de união e integração, e acompanhem as notícias e imagens do evento no nosso site e página do Facebook.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS