RB Informa

15º Fórum de Profissões auxilia alunos na escolha por carreiras

No dia  21 de maio, realizou-se a 15ª edição do Fórum de Profissões. Anualmente, o evento reúne profissionais de várias áreas do conhecimento para conversar com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, visando a  auxiliá-los na escolha de uma carreira e, consequentemente, de um curso de graduação. 

Os profissionais de Educação Física, Bruno Guerra e Cristian Lizan, vieram ao colégio apresentar para os alunos as possibilidades da carreira de Analista de Desempenho. Bruno acaba de voltar para o Brasil, depois de quatro anos trabalhando na Arábia Saudita, e Cristian trabalha na seleção brasileira de futebol feminino há 5 anos. Ambos participaram de eventos como o Fórum no período de escolha do curso para o vestibular e reconhecem a importância desse momento.  “Existem muitas situações as quais  as pessoas não conhecem. Então, quando um profissional da área fala sobre elas, pode trazer uma perspectiva diferente. É  possível que ambientes como o Fórum despertem alguns interesses sobre a nossa área, por isso é uma grande satisfação estar aqui hoje. Fiquei muito contente com o convite.”, contou Cristian, que é também ex-aluno do Rio Branco.

Para os alunos, o Fórum é uma grande oportunidade de sanar dúvidas sobre as áreas de seus interesses, assim como foi para o Pedro Sobreira Soares, que hoje está no 3º ano do Ensino Médio e na sua segunda participação no Fórum: “Na palestra de Engenharia da Computação, pude sanar dúvidas porque quero ir para área de Segurança da Informação e descobri que a área que quero seguir está dentro do curso de Análise da Informação”.

Queila Rezende Pierre, mãe de três alunos do colégio, é psicóloga e veio conversar com os estudantes sobre a psicologia clínica. Por julgar a psicologia uma área extensa, trouxe mais dois colegas para apresentar outras perspectivas, Ana Elis Gonçalves, da área organizacional, e Rafael Andrade Ribeiro, psicólogo clínico e professor da PUC Campinas. Rafael destaca a relevância da realização do Fórum nesse momento pós-pandemia: “Acho muito importante ter esses esclarecimentos, principalmente por conta da pandemia, as pessoas se afastaram desse convívio, dessa oportunidade de ouvir falar sobre coisas diferentes, de sair da rotina, de entender as coisas fora da caixinha. Hoje falamos de coisas muito diferentes umas das outras e, se a pessoa não busca essas informações, só vai ter aquele olhar estereotipado, achando que o psicólogo faz apenas uma coisa, mas não, tem uma série de coisas”. Na visão de Ana Elis, o momento também pode servir para os alunos entenderem aquilo que não gostariam de fazer: “Um evento como esse amplia a visão, aumenta a noção de possibilidades que eles têm, traz maior clareza. E também é uma possibilidade de eles saberem de algo que eles não queiram fazer.”

A data também proporcionou bons reencontros. Foi o caso da Mariana Catassi de Oliveira, também ex-aluna do RB. Mariana formou-se  em 2018, hoje estuda jornalismo na ECA-USP e trabalha na CNN, no setor de Internacional. Ela veio compartilhar com nossos alunos sobre o processo de escolha da carreira de jornalismo e a dinâmica de trabalho. Também relembrou que, quando participou do Fórum de Profissões, ficou admirada com a presença de uma jornalista que trabalhava numa grande emissora. Sobre a experiência de voltar ao Rio Branco, Marina disse: “É muito bom voltar. Tenho um carinho muito grande pelos professores e pelo colégio, que foi a única escola na qual estudei na vida. É muito engraçado que neste mesmo prédio eu fui do prézinho ao  ensino médio e, agora, eu entrei na sala dos professores para tomar um café com eles. É um percurso, uma vida dentro da colégio”.

Confira os registros:

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo