O 1º ano do Ensino Fundamental encerrou o projeto literário do primeiro semestre com um sarau e uma animada festa. O livro “Lápis Encantado”, de Leo Cunha, inspirou as apresentações, que consistiram em declamações dos poemas da obra pelos alunos, todos fantasiados de lápis.
A temática do livro aborda poemas que buscam retratar as sensações, as emoções, as lembranças, os sentimentos que as cores suscitam nas pessoas e a arte em geral, sempre em uma linguagem adequada para o público infantil. Segundo a professora Irene Chaves Prado, do 1º ano A, os alunos se envolveram bastante em todas as propostas do projeto, que em toda sua interdisciplinaridade, abrangeu áreas como artes, matemática e, especialmente, o português. “Essa interação deles com o poema é algo que se sobressaiu conforme o trabalho ia acontecendo. Podemos erroneamente pensar que crianças não gostam de poesia e isso não é verdade. Quando permitimos que eles se apropriem desse gênero literário, vemos como eles o apreciam, tiveram dificuldade até em escolher qual o poema favorito no livro”, relata a pedagoga.
Thelma Pereira Ribeiro Ferrari da Silva, professora do 1º ano F, afirma que o trabalho com projetos literários possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, favorecendo a aprendizagem de forma contextualizada e interligada. “A leitura dos poemas foi encantando as crianças, pois as rimas se fizeram presente a todo momento e, a cada poema lido, confeccionávamos um fantoche ou adereço para marcar aquela leitura, que vinha carregada de sensibilidade”, conta.
Para o sarau literário, que foi o grande fechamento das atividades, cada aluno escolheu um poema do livro para recitar aos colegas. “Alguns envolveram até os pais nessa preparação, para ajudar a memorizar os versos. Foi um projeto muito gostoso e que os alunos adoraram participar”, completa Irene. Thelma endossa o posicionamento da colega. “Foi uma tarde cultural muito gostosa, onde pudemos ver a satisfação estampada no rosto de cada criança ao conseguir realizar a leitura do poema para uma platéia tão significativa”.