RB Informa

1º ano se diverte com a literatura de Marco Catalão

No dia 16 de setembro, as turmas do 1º ano A, B e C do Colégio Rio Branco conversaram com o escritor Marco Catalão sobre sua profissão e os mistérios que envolvem o mundo dos mitos. Catalão é pai dos alunos Ivan Neves Catalão, do 4º ano B, e da Ana Neves Catalão, do 1º ano B, e, além das histórias infantis, também escreve livros para adultos, poemas e peças de teatro.

A iniciativa de convidá-lo para conversar com as crianças partiu da professora Karina Canova, que apresentou algumas histórias folclóricas para a turma. Sua aluna Ana, posteriormente, trouxe outros livros sobre esse tema para os amigos conhecerem, e nesse momento a professora soube que o pai da menina era o autor desses contos. “Esse contato com um escritor é muito importante para eles, que inclusive estão em processo de escrever um livro no projeto desse semestre. Com essa oportunidade, eles podem saber como é a vida de um escritor e tirar suas dúvidas”, conta Karina.

Marco Catalão conta que iniciou na literatura infantil há dez anos, com o nascimento de seu primeiro filho e com o hábito de contar histórias para ele antes de dormir. “Os mitos foram muito importantes para mim quando criança, principalmente as histórias de mitologia grega do Monteiro Lobato. Nos meus livros, procurei trazer também os mitos afro-brasileiros e indígenas, para dar uma visão mais plural da sociedade brasileira”, explica o escritor. Para finalizar os encontros, ele leu uma de suas obras às crianças, “Cadê a letra que estava aqu?”, e presenteou as turmas com vários livros para serem sorteados.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo