RB Informa

3ª EM participa de coaching “Motivando Talentos RB”

Para auxiliar no processo de preparação para os vestibulares, a orientação educacional do Ensino Médio do Colégio Rio Branco Campinas proporcionou uma manhã de autorreflexão e muitas dicas importantes que envolvem esse período para as turmas da 3ª série do EM. A série de palestras “Motivando Talentos RB” abordou assuntos como alimentação próximo ao período de provas, síndrome do stress tóxico, coaching sobre ética e moral, além de estudos de caso com intuito motivacional apresentados pelo Grupo Aporé, de São Paulo.

“Devido à quantidade de informações que eles recebem essa época do ano, principalmente com relação às provas pré vestibulares e a cobrança sobre qual carreira irão escolher, detectamos uma preocupação dos alunos com relação a esses temas. Com isso, surgiu a ideia de trabalharmos com eles questões sobre alimentação pré vestibular, com a nutricionista do Rio Branco, ansiedade e síndrome do stress tóxico com o professor Alexandre Rezende, além de um espaço para esclarecer dúvidas dos adolescentes sobre o mundo profissional e nortear a escolha da carreira de cada um”, explica Juliana Caetano, orientadora educacional do Ensino Médio e Coaching.

Mônica Miliorini, nutricionista da Cantina Saudável Ravena, empresa responsável pela cantina e restaurante do colégio, foi a primeira a conversar com os alunos sobre alimentos que devem ser evitados e aqueles que devem ser consumidos em maior frequência perto do período de vestibulares, que ajudam a melhorar tanto a performance física, quanto a emocional. “Comentei um pouco sobre os açúcares e gorduras, que prejudicam o desempenho do organismo para a realização de atividades de esforço mental, e sobre os alimentos que eles podem consumir à vontade, como os carboidratos complexos, oleaginosas, grãos, peixes ricos em ômega 3, frutas. Também indico barrinhas de cereal com chocolate a partir de 60% ou com castanhas no dia das provas”, diz Mônica.

Ana Luisa Castro Ribeiro é uma das fundadoras do Grupo Aporé, que trabalha a partir de cases sobre diversas profissões, auxiliando na preparação do jovem para seu futuro, estimulando a descoberta do que ela chama de “grande propósito que está dentro de cada um”. “Nossa intenção é mexer com a cabeça desses jovens, tirá-los de sua zona de conforto. Esse momento do vestibular muitas vezes vem acompanhado de pressão, desmotivação e indecisão, e a nossa ideia é mostrar para eles, através de experiências, que eles precisam olhar para o que é o ‘super talento’ deles, que muitas vezes está escondido e não paramos para enxergá-lo. Quando a pessoa faz o que há de melhor em si, independente da área, ela será reconhecida, e com isso, vai se sentir realizada”, aposta Ana Luisa.

A manhã encerrou-se após uma dinâmica de grupo com todos os participantes, e a projeção de um caminho repleto de oportunidades a serem trilhadas pelos alunos. Os alunos Clarice Lapresa de Andrade Netto e Henrique Affonso Delgado, ambos da 3ª série B e com interesse em prestar vestibular para medicina, elogiaram a iniciativa do colégio e afirmam que as informações recebidas nas palestras foram de grande valia. “Nós mesmos acabamos nos pressionando nesse momento da vida, pois almejamos muito do nosso futuro profissional. Com as palestras, vimos que todos estão passando pela mesma situação, mas não nos encarando como concorrentes, e sim como parceiros em busca de um mesmo objetivo. As apresentações da nutricionista Mônica e do professor Alexandre superaram todas as expectativas, pois a preparação para esse momento deve ser balanceada tanto física quanto emocionalmente, e certamente saímos mais confiantes após essa manhã de coaching”, conta Henrique.

Clarice nunca havia participado de uma sessão de coaching, e adorou a experiência. “Gostei de saber sobre o que acontece nos processos de seleção de grandes empresas, aprender mais sobre a importância do trabalho em equipe e convivência interpessoal. Foi muito interessante”, diz. Os alunos ainda dão uma dica para os colegas que estarão em seus lugares no próximo ano. “Participem do próximo encontro desse projeto! Sanamos diversas dúvidas, aproveitamos bastante todas as informações que captamos, e certamente a edição será ainda melhor”.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo