RB Informa

5º ano recebe visita de voluntárias do Centro Braille

Com o objetivo de complementar os estudos sobre o corpo humano, aliado ao trabalho contínuo da orientação educacional sobre a importância da solidariedade, representantes e frequentadores do Centro Cultural Louis Braille de Campinas ministraram palestras sobre a visão para alunos do 5º ano do Colégio Rio Branco.

A ação já acontece há alguns anos no colégio e busca enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula sobre cuidados com a visão, o que existe de mais atual para a reabilitação e tratamento de deficientes visuais, além de contar um pouco sobre o trabalho do Centro Braille, agregando à premissa de formação de valores do Rio Branco. “Durante as palestras, os alunos ficam bastante atentos sobre a origem da escrita braille, além do bate papo com a Vera, que perdeu a visão aos 28 anos e é frequentadora do Centro. Outro destaque são alguns instrumentos adaptados para pessoas com deficiência na visão que as voluntárias trazem nesses encontros, como a máquina de datilografar, a bengala”, comenta a orientadora educacional do Ensino Fundamental I, Sandra Dedeschi.

Rafaela Fiori Franzolin, aluna do 5º ano, comenta sobre o que mais gostou no encontro: “Descobri muitas coisas novas com essa palestra, gostei bastante das informações. As doenças que causam cegueira, por exemplo, me alertaram bastante sobre os cuidados com a visão, inclusive vou conversar com meus pais sobre isso”.

Já Sophia Moreti Mendonça ficou entusiasmada para aprender a escrita braille, além dos relatos sobre a rotina de pessoas cegas ou com baixa visão. “Achei muito interessante a lógica da formação do alfabeto e dos números nessa escrita. E ouvir sobre o dia a dia de um deficiente visual também foi legal, foi impressionante saber que ela vai e volta ao Centro Braille sozinha, eu não consigo nem andar poucos metros em casa de olhos fechados. Fiquei admirada!”, exclama a aluna.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS