No dia 28 de agosto, como parte do Programa de Formação em Desenvolvimento da Personalidade Moral, aconteceu o 6º encontro com a Profª. Dra. Flávia Vivaldi.
Na abertura do encontro, o grupo Guardiões da ERER, formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais do Rio Branco, apresentou um resumo das principais ações que vêm sendo realizadas no Colégio sobre o tema da Educação para Relações Étnico-raciais (ERER).
Em nome do grupo, o professor Wellington Queiroz também apresentou o Protocolo para Situações de Discriminação Racial, desenvolvido com o esforço e dedicação dos seus participantes para deixá-lo alinhado com a missão, visão e valores da escola. Tendo em vista o princípio da justiça restaurativa, em detrimento de ações punitivas, o protocolo é uma ferramenta de combate ao racismo. Vale ressaltar que o protocolo contou com a colaboração de Luciana Alves, Flávia Vivaldi, assim como de Lúcia Avary, do escritório jurídico do Colégio.
Em seguida, Flávia partiu para o tema do encontro: “O raciocínio moral e educação para autonomia” para a discussão da complexidade da moralidade. A professora apresentou os 3 níveis e os 6 estágios do desenvolvimento da autonomia moral, segundo Kohlberg.
Outras análises feitas pela Flávia foram sobre os valores e princípios éticos, o trabalho com dilemas morais e a importância da reflexão sobre regras e punições.