RB Informa

7ª Festa Alemã do RB reúne famílias e comunidade

Muita diversão, alegria e união da comunidade marcam a 7ª edição da Festa Alemã do Colégio Rio Branco que foi realizada no sábado, 8 de outubro. O tradicional evento organizado pelo colégio que aproxima a família, os alunos, os professores e os amigos foi repleto de atrações culturais e culinária típica da Alemanha, além de outras delícias gastronômicas. Mais de 2 mil pessoas participaram da festa, que teve o objetivo de firmar o compromisso do colégio em resgatar a cultura e os costumes alemães que fazem parte de sua história.

“Esse momento de convivência da comunidade é o ponto alto da festa. Reunir a família, os amigos dentro do colégio é muito importante para confraternizar e estarmos próximos, além de ser um evento tradicional de cultura que mostra nossas origens”, afirma Admir Moreli, diretor pedagógico do Colégio Rio Branco Campinas.

Os pais do aluno Nicolas, do 6º ano B, Acácio e Daniela Nunes, fizeram questão de participar da festa. “Manter esse laço com a história do Rio Branco é muito importante. Nosso filho faz aulas extracurriculares de alemão e o evento é uma celebração do que os alunos aprendem em sala”, contam o casal que tem mais dois filhos que se formaram no Colégio Rio Branco.

Os alunos Bárbara, do 5º ano C, e Miguel, do Infantil II A, estão sempre presentes nos eventos do colégio. Os pais Socorro e Amin Nunes contaram que as crianças fazem questão de participarem de tudo o que a escola promove. “Nós, como pais, incentivamos sempre a presença deles em todos os eventos e atividades”, contam.

Sem perder nenhum detalhe, o casal Tatiane Duarte Simielli e Daniel Rosseto Simielli, pais de Beatriz, do 3º ano F, e do Miguel, do Infantil I C, que ingressaram este ano na escola, estavam bastante animados com o evento e aproveitaram a festa para trazer os avós Susel e Roque para conhecer a escola. “Estamos amando o Rio Branco. Aqui sentimos que estamos em casa. A festa está linda!”, afirmou Tatiane.

Outra família estreante na Festa Alemã é a dos alunos Isabella, do 3º ano E, e do João Paulo, do Infantil I B, que junto com seus pais Fabiana e Cleber Martins, tiveram o primeiro contato com a cultura alemã. “É a primeira vez que participamos de uma festa alemã e conhecemos a cultura e costumes do país. Estamos muito felizes com essa integração do colégio com a família”, afirmou o casal.

Rodrigo Wascheck e Cristina Bueignoli Wascheck pais das alunas Carolina, do 7º ano D, e Gabriela, do 4º ano D, enfatizaram a importância da integração da família na escola. “Participamos de todos os eventos que a escola promove. As crianças adoram e fazem questão de estarem presentes. São oportunidades de nós pais estamos juntos com toda comunidade escolar”, contam.


Música, dança, culinária e solidariedade

O Coral do Rio Branco, formado por alunos do Infantil, do Fundamental e também do curso extracurricular de alemão foi o grande destaque da programação cultural da 7ª Festa Alemã. O público presente se emocionou com as apresentações, que são fruto de um trabalho realizado durante o ano inteiro pelos professores de alemão e de música. Com repertório contemporâneo e músicas alegres, a performance dos alunos do coral mostrou que cantar é algo prazeroso e traz o benefício da aprendizagem da pronúncia e melodia da língua, além de conhecimento cultural.

As barracas com comidas típicas do país germânico, como Eisbein e salsichão, acompanhadas de chope, fizeram o menu do evento que também foi marcado por ação de solidariedade. O grêmio da escola coletou lacres das latas de alumínio para direcionar à uma entidade que faz a troca desses elementos por cadeiras de rodas. “Além de reduzir o lixo vamos ajudar quem precisa”, conta a aluna do 7º ano C e integrante do grêmio, Ariadne Franco Winterstein, que estava em companhia da aluna do 5º ano D, Gabriela Leitão. “Não faço parte do grêmio, mas achei a ideia incrível e resolvi ajudar”, completa a amiga.

Apresentação do grupo de dança folclórica do Colégio Benjamin Constant, de São Paulo, que pelo quinto ano esteve presente na Festa Alemã, trouxe grande animação para a tarde festiva. “Esse intercâmbio dos colégios de origem alemã é enriquecedor. É muito importante estarmos aqui em uma escola que ensina alemão aos seus alunos e resgata a cultura do país e nossas origens”, afirma Stefan Graf von Galen, presidente da instituição e do grupo de dança.

Outro grupo que marcou presença foi o Tanzgruppe Friedburg, da Comunidade Friburgo de Campinas. A interação com o público foi o ponto alto da apresentação, que ensinou as danças típicas aos pais, alunos e convidados. “Somos uma grande família. Nossos costumes são passados de geração para geração. Tanto que nosso grupo é formado por avós, filhos e netos. É um prazer participar desse evento tão importar para o Colégio Rio Branco”, conta Letícia Hawerroth, diretora do grupo.

Destaque também para a apresentação dos ganhadores da 5ª edição do Rock in Rio Branco, concurso cultural de música realizado em setembro, se apresentaram, fechando a Festa Alemã com chave de ouro.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS