RB Informa

8º ano aprofunda o tema “Alimentos” em palestra

Os alimentos são intensamente estudados pelos alunos de 8º ano durante o primeiro semestre do ano letivo. Para complementar as informações em sala de aula, a professora de Ciências, Maria Teresa Calvo, convida a nutricionista da cantina e restaurante do colégio, Mônica Miliorini, para conversar com os alunos sobre o assunto.

A palestra deste ano destacou as vitaminas e hipervitaminose (excesso de consumo de vitaminas), a consequência dos alimentos industrializados para nossa saúde, além de passar rapidamente dados sobre bulimia e anorexia nervosas, que são transtornos do comportamento alimentar que usualmente podem se iniciar na faixa etária do público-alvo. “A partir do momento que temos conhecimento, damos outro enfoque para essa questão da alimentação. A alimentação equilibrada não tem segredo. Nós queremos que eles se mantenham saudáveis e se tornem adultos com uma qualidade de vida perfeita, esse é nosso objetivo aqui no colégio”, fala a nutricionista Mônica.

Um dos principais objetivos da ação é esclarecer dúvidas dos adolescentes sobre alimentação, desmistificar conceitos e alertar sobre tópicos relevantes, como aditivos químicos e os efeitos de uma dieta não balanceada no organismo. “Começar o estudo com a palestra da Mônica é muito efetivo, eles se interessam pelo tema e são muito participativos nos encontros. Nos dias que sucedem a palestra, é perceptível a mudança no comportamento deles na hora do lanche, principalmente quando eles escondem alguns alimentos que já sabem que não são tão adequados na dieta, ou começam a trazer outras coisas mais saudáveis”, comenta Maria Teresa.

Ariadne Franco Amaral Winterstein é aluna do 8º ano C, e gostou muito do conteúdo do bate-papo. “A palestra ajudou a aprofundar nosso estudo sobre os alimentos em Ciências. Ter hábitos saudáveis hoje é muito importante”, reflete. Seu colega de sala Lorenzo Salles Guazzone concorda com a afirmação, e ressalta a presença da profissional de nutrição no Rio Branco. “Acho essencial o trabalho da nutricionista aqui no colégio, ela sempre nos ajuda na orientação adequada sobre alimentação saudável”, diz o aluno.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo