RB Informa

9º ano propõe reflexão sobre racismo em exposição

Após meses de estudos e pesquisas em sala de aula, os alunos dos 9ºs anos A, B e C elaboraram um trabalho super completo sobre os movimentos raciais do sul dos Estados Unidos. O tema faz parte da disciplina de Geografia, conduzida pela professora Mônica Simões Almeida Botelho Silva, e culminou em três exposições organizadas em um túnel, no final do corredor do Ensino Fundamental II.

Entre os grandes grupos abordados pelos alunos, estavam os Panteras Negras, a KKK, a luta de Martin Luther King, Rosa Parks e Malcolm X, aprofundando os conhecimentos sobre o contexto desse período histórico nos EUA, os ideais dos envolvidos nesses grupos, os conflitos e movimentos de oposição. “Eles receberam uma apostila sobre o assunto, pesquisaram nos tablets em sala de aula, fizemos uma verdadeira viagem na questão racial. A ideia do túnel surgiu posteriormente como uma metáfora: após percorrer o seu percurso, o que podemos concluir após as exposições? Podemos mudar a nossa sociedade ou vamos nos calar diante das injustiças?”, reflete a professora Mônica.

O trabalho foi exposto no túnel dividido por salas, cada uma com seu período de preparação do material e exibição. Mônica conta muito orgulhosa sobre o desempenho das turmas nesse projeto. “Eles mergulharam mesmo no tema, o material produzido tem muita sensibilidade e interpretação artística. E, ao final de toda essa discussão, ainda estabelecemos uma ponte com o nosso país, questionando se existe um racismo no Brasil tão violento quanto o dos EUA ou se ele está velado na sociedade. Foi um trabalho muito rico e de intensa participação dos alunos”, comenta.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo