RB Informa

A importância do olhar na comunicação

No último dia 18, a jornalista e professora de oratória, Karina Pachiega, deu continuidade ao curso RB Oratória para Professores – Comunicação é Poder aos docentes do nosso Colégio, através da plataforma Google Meet.

No início da aula, a jornalista relembrou os conteúdos trabalhados no primeiro dia do curso: o uso correto da postura corporal, a respiração diafragmática que influencia na perda e ganho de fôlego, a adrenalina em seus prós e contras e o uso da comunicação não verbal. “Não adianta você comunicar algo positivo se sua expressão é fechada”, ressaltou. Para Karina, se os elementos verbais e corporais não são conectados, a comunicação é feita com ruídos.

Já neste segundo dia de aula, o olhar foi tema para a discussão. De acordo com a jornalista,  “Quando você olha bem, a conexão está alta, o sinal de Wi-fi está cheio. E quando você esquece desse ponto, se dispersa, a conexão cai.” No decorrer da aula, Karina apresentou diversos vídeos de situações reais, analisando a comunicação e os elementos existentes em cada um deles. Entre os vídeos, estavam discursos de Barack Obama e também uma fala de Michelle Obama, retirada de um documentário, onde ela fala sobre como lida com o olhar.

O uso da máscara e sua interferência na comunicação não verbal, intensificando a importância da verbalização, também foi tema de discussão, uma vez que essa, para Karina, “nos roubou um pouquinho da expressão facial”.

Ao final, a jornalista realizou com os professores a dinâmica do Gramelô na qual professores voluntários interagiram com ela, utilizando-se da comunicação não verbal para contar situações e desenvolver diálogos, sem a utilização da fala.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo