RB Informa

Aluna Clara Schiavon representa o RB e Campinas em seletiva nacional de judô

Nossa querida aluna Clara Schiavon Moreno Maia, de 16 anos, representará o Colégio Rio Branco e a cidade de Campinas na Seletiva Nacional Gymnasiade 2022, em Aracajú. Clara participará da categoria infantil de Judô (15 a 18 anos –  até 63 kg), de 21 a 24 de março, com chance de se classificar para representar o Brasil na Gymnasiade da Normandia, na França, no período de 14 a 22 de maio de 2022.

Clara está no 2º ano do Ensino Médio e sempre conciliou muito bem os estudos e os treinos. “Já faz alguns anos que concilio a rotina da escola com os treinos. Acho que isso me ajuda a ser mais organizada e otimizar o tempo que tenho para estudar, sem ficar deixando as tarefas para última hora. Sempre que preciso faltar na escola para participar de alguma competição, o Rio Branco me dá todo apoio e incentivo necessários para que eu possa me dedicar ao esporte e à escola”, comenta.  

Para o treinador Fábio Uchida, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (Inbrade), esse equilíbrio é fundamental. “Clara tem uma capacidade incrível de aproveitar intensamente cada coisa que faz: estudo, escola e vida social. Aproveita os treinos, a escola e os amigos. Nós, treinadores do Inbrade, temos esse entendimento da importância de cada momento da vida do atleta, que não se resume ao tatame. Conhecimentos científicos guiam nosso trabalho tanto no planejamento do treino, como nas questões pedagógicas”, explica o treinador, que acompanha Clara desde 2018. 

O apoio e incentivo da família também foram essenciais para as conquistas obtidas pela atleta. “Clara é uma pessoa bastante organizada e dedicada tanto com a escola como com o judô. Apoiamos e incentivamos a Clara a ir atrás de seus sonhos e o judô é um deles. Somos uma família de professores de Educação Física e o pai da Clara desenvolveu em seu doutorado na Unicamp uma pesquisa-ação com treinadores de Judô sobre Plano de Sistema de Treinamento. Então, existe esse contexto em que estamos inseridos e que, logicamente, afeta diretamente a Clara. Enquanto ela quiser, vamos apoiá-la, sempre com equilíbrio e enquanto tiver prazer por essa caminhada de dedicação. Fomos também atletas (remador e ginasta) e sabemos bem como é viver essa jornada. Ela aprende sobre judô e sobre a vida o tempo todo. É uma garota madura e sabe o que quer”, relata Laurita Marconi Schiavon, mãe da Clara.

Quadro de Medalhas

  • 5ª colocada do ranking nacional da categoria sub-18 da Confederação Brasileira de Judô.
  • Campeã paulista estudantil 2021.
  • Vice-campeã paulista sub 15 em 2019.
  • Vice-campeã paulista estudantil em 2019.
  • Vice-campeã no Meeting envolvendo os seguintes estados: RS/SC/PR//SP/MS.
  • Medalha de bronze na Copa São Paulo 2019.

Sobre a Gymnasiade

A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974, que acontece a cada dois anos. Como país participante, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para organizar a formação da delegação nacional que competirá, por meio de seletivas.

Estamos na torcida!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS