RB Informa

Alunas do EF-9 são premiadas na 23ª edição do Projeto EPTV na Escola

As alunas Mariana Cintra Rosa Paranhos, Nina Malagó Zacharauskas e Maria Nascimento Pécora, do 9° ano do Ensino Fundamental II, foram premiadas por suas redações na 23ª edição do Projeto EPTV na Escola. O tema deste ano foi: “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”. Esse assunto ganha relevância após o período de pandemia e distanciamento social, que levou ao aumento do tempo nas atividades on-line.

Os nonos anos do Colégio Rio Branco puderam, durante as aulas de Produção de texto, debater os benefícios e os perigos existentes por trás das telas de celulares e computadores, cuja frequência de uso se tornou ainda maior a partir de março de 2020, período que marca o início do isolamento social. Cada um dos estudantes teve, então, o desafio de redigir seus relatos pessoais – reais ou ficcionais -, apresentarem seus posicionamentos acerca da pergunta temática, defendê-los adequadamente e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção plausível. Por meio de uma crônica, em virtude da liberdade subjetiva que tal gênero concede aos seus autores, foram expostas reflexões sensíveis e articuladas em relação à suposta realidade que o mundo virtual propaga. As redes sociais foram o enfoque dos textos, dado que tais aplicativos são quase inerentes à vida dos jovens em idade escolar.

Foram mais de 100 textos que, de alguma forma, apresentaram a visão subjetiva de cada um dos nossos alunos em relação ao tema. No entanto, os alunos apontaram que é indiscutível o fato de que as mídias digitais têm inúmeros benefícios, afinal, de que forma poderíamos ter tido aulas ao longo da pandemia, se não fossem, por exemplo, os aplicativos da plataforma Google? A diminuição de distâncias, as fontes quase inesgotáveis de informações, o trabalho remoto, o acesso a livros, uma nova lógica de tempo, os jogos, os chats, as compras: o mundo virtual também abre caminhos positivos, os quais viabilizam encontros que, até sua chegada ao Brasil, eram inimagináveis.

Assim, dadas as orientações de abordagem temática e de gênero, aqueles que desejaram participar do concurso tiveram suas redações lidas e avaliadas por um grupo de professores: foram mais de 50 textos no total, dos quais 3 foram pré-selecionados. Ao final do processo, e de acordo com o regulamento do EPTV na Escola, foi escolhido um único texto, que foi enviado, em 8 de julho, aos cuidados dos coordenadores do concurso.

Como premiação, as três alunas selecionadas receberam um vale livros para desfrutarem da melhor forma. Além disso, Mariana Cintra, que ficou em primeiro lugar, irá visitar os estúdios da EPTV Campinas.

Ficamos cheios de orgulho com mais essa conquista! Parabéns a todos os alunos do 9º ano!


Confira os registros.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS