RB Informa

Alunos celebram tradições alemãs com pintura de ovos

Com a aproximação da Páscoa, os alunos do 4º e 5º ano do Colégio Rio Branco realizam a pintura de ovos, tradição europeia que comemora a data cristã. Os estudantes se reuniram na sala de Alemão e soltaram a imaginação na confecção dos enfeites, que foi dividida em dois dias, em ambos os turnos da escola.

Janice Belther, professora de Alemão, conta um pouco sobre como o costume é realizado na Alemanha. “A pintura é feita com crianças sempre perto da Páscoa, que é um período em que as árvores ainda estão sem folhas, começando a florescer, e os ovos ajudam a colorir o visual tanto de ambientes internos quanto externos, simbolizando a vida e a prosperidade também. Já fazemos essa pintura há 7 anos como uma forma de preservação dos costumes alemães”, diz Janice. Ela ainda afirma a animação dos alunos com essa proposta. “Eles sempre são muito participativos, colaborando com os ovos e alguns enfeites especiais que não temos. E antes da prática, toda a equipe de Alemão do colégio faz uma introdução em aula sobre esse costume, trabalhando vocabulários específicos”.

Gabriel Lopes Corrêa, do 5º ano, contou empolgado como foi a preparação para trazer os ovos na escola. “Tem que fazer dois furos no ovo, segurá-lo sob uma tigela e assoprar até sair toda a clara e a gema, isso demora um pouco… depois é só colocar o ovo na água com vinagre para sair o cheiro, e deixar secar”.

Thiago Henrique Ambrosio, do 4º ano, estava muito animado quando chegou a sua vez de por a mão na massa. “É a primeira vez que participo, nunca havia pintado um ovo antes. Pedi para minha mãe me ajudar com os ovos e escolher alguns esmaltes para que eu trouxesse aqui”, revela. Sua colega Isabel Rosa Soares Bello também estava ansiosa pelo momento “Adorei fazer a pintura, é uma atividade diferente, e como minha família tem descendentes alemães, isso me deu mais vontade ainda de participar”.

Arthur F. Coutinho Correia Werneck, do 5º ano, fez um desenho temático: “esse ano me inspirei no meu super-herói favorito, o Deadpool, fiquei um pouco sujo no final da atividade mas foi bem legal”. Também participando pela segunda vez da atividade, Giuseppe Enrico Ferraro, do 5º ano, fez uma homenagem com a sua pintura. “Fiz um ovo em homenagem ao planeta Terra, representando toda a vida que existe nele”, conta o aluno. Ao final das atividades, os ovos serão pendurados em árvores, que ficarão expostas em várias partes do colégio, enfeitando e colorindo ainda mais esse período especial do ano.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo