RB Informa

Alunos de alemão criam site de expressões idiomáticas

Você sabe o que é uma Redewendung? Então pergunte para qualquer aluno que participa das aulas extracurriculares gratuitas do Colégio Rio Branco Campinas. Eles acabaram de publicar um site com vídeos produzidos por eles, em sala de aula, para representar várias Redewendungen, que, em alemão, significa expressões idiomáticas.

O projeto nasceu da iniciativa dos professores da área de alemão do colégio, por ocasião da Semana da Língua Alemã, com alunos de 6º ano do Fundamental ao Ensino Médio que participam do curso extracurricular de alemão.

Para engajar os alunos, os professores utilizaram ferramentas colaborativas de tecnologia e audiovisuais. “Decidimos trazer uma abordagem mais leve e divertida para trabalhar o tema das expressões idiomáticas com os alunos, pois são frases cujos conteúdos não podem ser tomados literalmente. Então, quando traduzíamos uma expressão ao pé da letra, o significado acabava resultando em algo totalmente desconexo e que só tem sentido naquela língua. Além de aprender de uma forma divertida, esse projeto colocou os alunos em contato direto com aspectos da cultura alemã, ampliando o domínio do idioma”, explica o Prof. João Eduardo Scanavini Davatz.

E deu certo! Os alunos adoraram pesquisar sobre as Redewendungen, traduzi-las em sua tradução literal, mostrar sua versão para a língua portuguesa e ainda filmar a encenação ou criar/buscar uma imagem que represente a expressão.

Confira o resultado acessando o site Redewendungsseite (clique para acessar) e assista ao vídeo que explica a proposta pedagógica do projeto.

 

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo