Para aprofundar os conhecimentos sobre os órgãos sensoriais do corpo humano, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I assistiram a uma palestra sobre libras. Quem conduziu o bate-papo foi a estagiária do Fundamental II, Carla Alessandra dos Santos Oliveira, que possui conhecimento sobre a linguagem de sinais, e abordou alguns tópicos gerais sobre a comunicação em libras, como o alfabeto, os integrantes da família, alguns animais, dias da semana e os numerais.
A ideia da palestra surgiu após a professora responsável pela disciplina de Ciências no 3º ano, Cíntia Cardoso, procurar a assistente de orientação educacional do Colégio Rio Branco Campinas, Daiana Ruas, sobre algum material que poderia ser disponibilizado para complementar os estudos dos alunos. “O livro de Ciências contém um capítulo sobre o corpo humano, e um dos seus subtópicos abordava os cinco sentidos. Há uma breve introdução do alfabeto libras, que proporcionou o contato inicial dos alunos com essa linguagem, daí decidimos partir com o enfoque da audição nesse trabalho”, explica Cíntia. Ela completa afirmando que os alunos adoraram a palestra, justamente pelo exercício de vivenciar o que poderia ser aprendido somente em teoria. “Procuro sempre procurar atividades mais motivadoras para que eles assimilem melhor o conteúdo, saindo um pouco somente do livro didático”, finaliza a professora.
A cada slide da apresentação, as crianças conheciam mais sobre a linguagem de sinais e repetiam o que aprendiam, e ao final da apresentação, já arriscavam algumas palavras sozinhas. “Eles aprenderam que para se comunicar em libras não basta só gesticular, a expressão facial também ajuda a interpretar os sinais, e que também é possível participar de músicas mesmo possuindo deficiência auditiva”, comenta Daiana Ruas.
Marina Camanho Katchadur Telles, aluna do 3º A, diz que gostou muito da apresentação de Carla, e afirma que, em vários momentos, conversa em libras com os colegas de sala. “Eu já tinha visto o encarte do livro de ciências sobre libras, mas na palestra eu aprendi os números e os integrantes da família, que eu ainda não conhecia”.
Lara Velloni Prado Barreto Rodrigues, que estuda no 3º C, conta que mesmo antes da palestra, já treinava a linguagem de sinais entre as aulas com a ajuda do material do livro de Ciências. “Muita gente vinha me perguntar o que eu estava fazendo, nisso fui ensinando um pouco para os meus amigos. Acho importante aprendemos outros alfabetos e linguagens, pois se um dia encontramos alguém com deficiência auditiva, visual, podemos entender o que eles querem nos comunicar e assim tentar ajudá-los”, pontua a aluna.